top of page

8 dicas para estudar na Alemanha


 

Desde 2019 a popularidade da Alemanha como destino de intercâmbio vem crescendo entre estudantes brasileiros. Uma pesquisa do DAAD (órgão oficial de regulação de intercâmbios acadêmicos da Alemanha) identificou que 320 mil pessoas de todo o mundo se matricularam em instituições de Ensino Superior do país, tornando a Alemanha o quarto destino de estudo mais popular do mundo, perdendo apenas para Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.


Em relação a 2019, houve um aumento de 6% no número de estudantes estrangeiros no país, e 76% de aumento em relação ao ano de 2010. Se você tem interesse em estudar fora do Brasil, damos algumas dicas sobre a Alemanha.


1) Escolha a Instituição de Ensino na Alemanha


O ensino superior na Alemanha é formado por três tipos de instituição: Universidades, Universidades de Ciências Aplicadas e Faculdades de Arte, Cinema e Música (entenda melhor essas diferenças clicando aqui). Também existem as universidades de educação cooperativa para cursos de estudos acadêmicos combinados a treinamentos vocacionais, ou estágios práticos em empresas (os chamados Dual Study Programmes, ou em alemão, as Duale Studium).


Cada um destes tipos de instituição de ensino oferece diferentes áreas de especialização, e por isso, o primeiro passo é compreender a diferença entre estes tipos e identificar qual é o modelo de ensino ideal para você. Lembre-se: É possível estudar em inglês na Alemanha, mas recomenda-se que os estudantes estrangeiros também aprendam alemão, pois nem todos os habitantes falam inglês, e o alemão pode ser muito necessário na vida cotidiana.

2) Escolha seu curso


Uma vez decidida a instituição, é hora de escolher o curso que deseja fazer. Na Alemanha, assim como a maioria dos grandes destinos de estudos do mundo, o Ensino Superior começa com uma graduação (normalmente bacharelados). Há mais de 17.000 cursos de bacharelado e mestrado disponíveis na Alemanha.


Os cursos de Bacharelado têm 6 semestres de duração, e os de Mestrado variam de 2 a 4 semestres de duração (dependendo do curso). E para aprofundar ainda mais seus estudos, a Alemanha tem cerca de 28 mil opções de cursos de Doutorado. Na temporada 2019/2020, cerca de 25% de todos os doutorandos do país eram estrangeiros.


3) Requisitos para ser admitido num programa de estudos


Para ser aprovado num programa de estudos na Alemanha, é necessário que você tenha concluído o grau adequado em uma escola estrangeira, o que varia de acordo com o curso que você escolher. Para quem é de fora da Europa, as universidades alemãs costumam solicitar que já tenha cursado dois ou três semestres em uma instituição de Ensino Superior no país de origem para ser admitido em uma graduação. O site do DAAD (link: https://www.daad.org.br/pt/) tem um banco de dados completo com os requisitos de admissão, de acordo com 130 países diferentes. Para os estudantes brasileiros, as informações são as seguintes:


- Conclusão do ensino médio: você pode ser admitido num curso preparatório/exame de avaliação de nível;

- Conclusão de um ano acadêmico em instituição de Ensino Superior: você pode conseguir admissão direta em um bacharelado em áreas de estudo relacionadas à que você já estudou na universidade do Brasil.

- Conclusão de um bacharelado: você pode ser admitido imediatamente em uma universidade alemã, em qualquer área de estudo.

Em qualquer caso, a sugestão é de que o candidato entre em contato diretamente com a instituição alemã de sua escolha para saber quais são os requisitos específicos para o curso desejado.


4) Aprenda (ou tenha noções de) alemão


Como mencionamos anteriormente, é possível estudar na Alemanha sem falar alemão, pois algumas universidades oferecem cursos ministrados completamente em inglês. No entanto, mesmo se este for o seu caso, é aconselhável aprender o básico do idioma antes de viajar, para facilitar sua adaptação e convívio com moradores locais.


Se o seu curso for ministrado em alemão, você precisará comprovar proficiência adequada no idioma, prestando testes como o TestDaF ou DSH. Cada curso exige uma nota mínima de proficiência nestes testes. Caso você não atinja a fluência necessária, pode se matricular primeiro num curso de língua alemã para melhorar suas habilidades e depois se transferir para o programa acadêmico desejado.


5) Comprove seu orçamento


Um dos requisitos para conseguir o visto de estudo na Alemanha é apresentar um comprovante de recursos financeiros como uma garantia de que você pode arcar com os custos de estudar no país. A partir de 2021, estudantes internacionais devem comprovar ter acesso a cerca de €861 por mês, o equivalente a €10.332 por ano.


O documento pode ser um comprovante de renda em nome do estudante ou de seus pais/responsáveis legais ou um comprovante de recebimento de bolsas de estudo. Esta é uma forma de provar que o estudante conseguirá se manter financeiramente no país durante o período de seus estudos.


6) Inscreva-se na Universidade alemã de sua escolha


Com todos os documentos providenciados, a proficiência no alemão comprovada e seu orçamento preparado, basta se inscrever na Universidade para participar do processo seletivo da instituição.


7) Solicitar o seu visto de estudante para a Alemanha


O Brasil consta na lista de países que podem enviar estudantes para a Alemanha sem visto, mas se o curso for durar mais de 3 meses, é necessário solicitar a autorização de residência após entrar no país. Conheça mais sobre este processo aqui.


8) Escolha onde você vai morar na Alemanha


Diferente de outros grandes destinos de estudo, as universidades da Alemanha não garantem acomodações aos estudantes. Eles podem oferecer sugestões e orientações, mas é você quem deve providenciar sua moradia em solo alemão. Como os preços de aluguéis de quartos tende a variar muito no país, de acordo com a região e cidade. O ideal é começar sua busca por moradia na Alemanha o quanto antes.


Fique ligado para mais dicas de estudos no exterior aqui em nosso blog!

 

Seja um(a) colaborador(a) do Blog SBS! Se você é profissional da área da Educação e deseja colaborar com o nosso blog, envie um de seus artigos para nós através do e-mail mkt.estrategicosbs@sbs.com.br com o assunto "Artigo Blog" e publicaremos aqui

38 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page