9 tendências inovadoras da educação digital

Atualizado: Ago 14



A pandemia do Coronavírus trouxe muitas mudanças radicais com ela, uma delas, a da educação, antes presencial, para o formato 100% digital, o desafio de manter os alunos atentos e engajados na aula aumenta cada vez mais, exigindo mais criatividade e jogo de cintura dos educadores ao preparar suas aulas.


A seguir, apresentamos 9 tendências que podem auxiliar no preparo de suas aulas virtuais a partir de agora:


1) Atividades ligadas a Realidade Virtual/Realidade Aumentada


Neste tipo de atividades, o estudante fica imerso em um universo completamente novo sem sair da sala de casa. Pela internet, há diversas atividades já prontas, disponíveis nesta modalidade, basta utilizar a que mais se adeque ao seu plano de aulas.


2) Uso de um ecossistema de aplicativos


Com o avanço dos smartphones, existe um aplicativo para cada atividade em nossas vidas, até para nos lembrar de beber água em determinados horários, então, porque não utilizar aplicativos educativos em suas aulas? Os alunos já estão familiarizados com a dinâmica de aplicativos, e em alguns deles é possível criar grupos diferentes para cada turma, tendo controle e autonomia sobre o conteúdo disponibilizado para cada grupo específico.


3) Aprendizado por gamificação


A gamificação é uma forma bastante lúdica e diferenciada que se afasta dos padrões estabelecidos no modelo tradicional das escolas. Com a realização de jogos e gincanas, com abordagem leve e desafiadora, seus alunos aprendem brincando, e se sentem mais estimulados a realizar as atividades. É possível elaborar games educativos, ou utilizar de plataformas e aplicativos próprios para este tipo de atividade, auxiliando assim no avanço do conteúdo, de forma mais leve, intuitiva e estimulante para os estudantes.


4) Ensino multidisciplinar de Coding


O ensino de Coding consiste basicamente em proporcionar formas de um aluno aprender sobre programação de computadores desde cedo. Treinando habilidades de lógica, algoritmos, e do mundo digital como um todo. O ensino de Coding integra as disciplinas de Inglês, Matemática e Informática, para que seus alunos aprendam a linguagem própria dos computadores, que como sabemos, são a base de um grande mercado em expansão.


5) Criação e disponibilização de um diretório de materiais além da Biblioteca tradicional


Este item pode ser criado tanto pela escola, quanto pelo professor de cada matéria, e consiste em um diretório online (Google Drive, S3, ou mesmo o banco de arquivos da escola), com materiais de diversas mídias para que os alunos acessem sem restrição, como por exemplo, vídeos, músicas, PDFs. As mídias variadas ajudam o aluno a manter o interesse pelas atividades.


6) Aplicação de empreendedorismo


Uma abordagem voltada para a proatividade, protagonismo, desenvolvimento pessoal autodirigido, e estimular a criatividade do aluno. Com perfil mais funcional, o estudante deixa de atuar apenas como espectador, e passa a ser responsável direto pelo seu processo de aprendizagem. Este método ajuda a desenvolver habilidades de liderança, e na formação de cidadãos mais conscientes e capazes de melhorar o meio social em que estão inseridos.

7) Utilização de ferramentas de Inteligência Artificial


Inteligência Artificial é totalmente baseada em estatísticas. Os softwares são programados para responder a determinados padrões de comportamento baseado em respostas, erros e acertos dos alunos. Numa plataforma que se utiliza de recursos de Inteligência Artificial, o estudante pode acompanhar sua evolução e seus pontos de maior dificuldade, dando ao aluno mais autonomia sobre sua aprendizagem, e ao professor um retorno sobre quais pontos abordar com mais ênfase e assertividade em aula.


8) Criação de cultura de fluência digital na escola


Neste item, é importante que a escola mantenha a cultura digital a partir de agora, mesmo após o fim da pandemia. Os meios digitais não precisam ser abandonados por completo quando voltarmos à normalidade, e podem ter mais destaque dentro do currículo escolar da instituição.

9) Aprendizagem colaborativa


A partir do momento em que os alunos se tornam protagonistas da própria aprendizagem, é possível construir o conhecimento em conjunto com professores e colegas. Nesta tendência, também podemos incluir atividades multidisciplinares, como o Coding mencionado anteriormente, e outros projetos interdisciplinares, resultando num aprendizado mais global e integrativo.


Seja um(a) colaborador(a) do Blog SBS! Se você é profissional da área da Educação e deseja colaborar com o nosso blog, envie um de seus artigos para nós através do e-mail mkt.estrategicosbs@sbs.com.br com o assunto "Artigo Blog" e publicaremos aqui!

6 visualizações
LOGO_SBS_MAIS_EDUCACAO_branco.png

PRODUTOS E SERVIÇOS

© 2020 by SBS Livraria Internacional