top of page

Abaixo-assinado pede suspensão de clássicos infantis adaptados


 

Cerca de 3 mil educadores, escritores e ilustradores estão organizando um abaixo-assinado pedindo para que o Ministério da Educação (MEC), suspenda a adoção de clássicos infantis adaptados. Segundo os organizadores do documento, as adaptações alteram os sentidos gerais dos clássicos.


No programa “Conta para Mim”, do Governo Federal, alguns clássicos como “João e Maria” já foram disponibilizados online com as versões modificadas. A partir do ano que vem, o MEC deve distribuir os exemplares físicos das versões alteradas, com o objetivo de oferecer apoio para a alfabetização infantil.


Segundo um dos maiores autores infantis do Brasil, Pedro Bandeira, que é um dos signatários do abaixo-assinado, alguns elementos dos clássicos não podem ser modificados, pois o sentido da história pode se perder, “Em ‘João e Maria’, por exemplo, é importante que os personagens sejam abandonados pelos pais na floresta. A criança, ouvindo a história no colo dos pais, treme de medo. Mas, se está no colinho, está vendo que não é de verdade".


Na nova versão do clássico, João e Maria saem para passear, e usam pedrinhas coloridas dadas por sua mãe para se localizarem no retorno para casa. “Já não é mais João e Maria, que ponham outro nome então”, protesta Bandeira. Em nota à imprensa, o MEC defende a “livre adaptação das obras” e diz que pretende também distribuir os livros físicos para o programa “Criança Feliz”, do Ministério da Cidadania.

Comente abaixo, qual sua opinião sobre a adaptação de clássicos literários para versões mais amenas?

 

Seja um(a) colaborador(a) do Blog SBS! Se você é profissional da área da Educação e deseja colaborar com o nosso blog, envie um de seus artigos para nós através do e-mail mkt.estrategicosbs@sbs.com.br com o assunto "Artigo Blog" e publicaremos aqui!

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page