top of page

As crianças imitam os pais


 

De forma positiva ou negativa, os comportamentos dos adultos próximos a criança, interferirão no seu desenvolvimento afetando tanto sua personalidade como nas ações.

As crianças imitam o comportamento dos adultos. Por isso é necessário muito cuidado no que fala ou faz próximo a eles. Com isso, muitas situações podem ser evitadas.

As ações dos adultos são os que configuram nossas futuras crianças já que é por meio desta que elas tendem a aprender melhor. Especialistas nessas áreas dizem que "os pequenos" funcionam como esponjas absorvendo todas as informações que os cercam não tendo a noção do que podem reproduzir e o que não pode.

Não há uma escolha consciente dos modelos que eles irão seguir. Portanto, o ambiente em que as crianças convivem é muito importante para seu desenvolvimento e a formação de sua personalidade. Mas nem sempre nossas crianças estarão ao nosso alcance, não é verdade? Irão para creches, parques, escolas, etc. Conhecerão novos ambientes se deparando com novos padrões que também poderá ser absorvido ou não.

E de novo, de forma inconsciente.


Com tudo, cabe aos pais guiá-los sendo objetivos explicando a situação. São os melhores educadores que eles terão durante a vida. O ambiente, os pais, são os melhores alicerces que as crianças podem ter já que é o seu ambiente mais frequentado.


Logo, cabe a nós adultos termos atitudes positivas e morais na frente delas, "configurando-as" de forma assertiva.


 

Seja um(a) colaborador(a) do Blog SBS!


Se você é profissional da área da Educação e deseja colaborar com o nosso blog, envie um de seus artigos para nós através do e-mail mkt.estrategicosbs@sbs.com.br com o assunto "Artigo Blog" e publicaremos aqui!

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page