top of page

Atividades com músicas para aulas de idiomas

Atualizado: 15 de mar. de 2021


Praticamente todos os alunos que já tive na vida gostam de música! Acredito que vocês também! Por isso, investigar os ritmos que eles gostam e ir atrás de canções que possam ser trabalhadas em aula pode deixá-los muito felizes e motivados a aprender.

No entanto, é necessário que a gente possua um repertório vasto e atividades para não cairmos sempre nos bons e velhos preencher lacunas ou desembaralhar estrofes, certo?

Por isso, eu separei cinco dicas de atividades para trabalhar músicas nas aulas de idiomas que vão te ajudar a sair da rotina. Vamos a elas:


Reconto – Muuuitas músicas são narrativas e contam histórias. Exemplos delas não faltam por aí, por isso, uma atividade interessante é pedir para seus alunos ouvirem uma delas e atribuírem um título e recontarem com as próprias palavras o que ouviram.

Para a atividade não ficar aberta demais, você pode fazer perguntas específicas e pedir para que foquem apenas naquelas informações.

No vídeo abaixo você pode conhecer um bom exemplo de como fazer isso:




Salada de palavras – Coloque uma lista de palavras na lousa, algumas que estão na música que você vai trabalhar e outras não. Entregue um canetão para cada aluno participante ou para o representante de uma equipe (se o seu grupo for muito grande). Todos ficam à mesma distância da lousa e circulam as palavras que ouvirem. Ganha quem tiver mais acertos.


Festival da canção – Peça para que seus alunos tragam a canção preferida deles, que tem que ser na língua que eles estão aprendendo, claro. A sala faz uma audição e elege a música mais legal. Vocês podem definir critérios – letra, melodia etc e aproveitar para focar no ensino de vocabulário relacionado à produção musical.

No decorrer das próximas semanas, aproveite as canções para trabalhar tópicos que você precisa ensinar e que aparecem nelas. Eles vão amar!


Encontre os erros fonéticos – Artistas estrangeiros que fazem sucesso no mundo todo gravam músicas em diversos idiomas e muitas vezes acabam cometendo algum errinho fonético. Aproveite o material para fazer uma caça às inadequações com seus alunos. Eles vão se identificar e ficar mais à vontade para errar, inclusive. Com meus alunos de português que fala espanhol faço isso com a música Marambaia (Bethânia e Omayra Portuondo) e dá muito certo!


Continue o verso – Escolha uma música que seus alunos não conheçam (vá preparado com mais de uma opção) e pare o áudio em alguns momentos, pedindo para que os alunos completem alguns versos. Todo mundo lê a frase que fez (se sua turma for grande, organize-a em grupos) antes de descobrir a real continuidade.

Você pode premiar os alunos mais criativos, os que mais se aproximam das respostas ou os mais engraçados, se preferir.


No Instagram do Papo de Profes (@papodeprofes) também já dei várias outras sugestões para o trabalho com músicas. Vou deixar aqui os links para vídeos explicativos com o passo a passo completo delas:


Batalha Lady Gaga x Paula Fernandes - Conheça a atividade que eu elaborei a partir da confusão "Juntos e shallow now" para trabalhar fonética, semântica e leitura com os meus alunos.


Além da própria música da Paula, usei uma reportagem em vídeo do G1, posts de redes sociais, memes e uma outra música, Marvin, dos Titãs. Contei tudo em detalhes neste vídeo (clique para acessar).


Solteiro, casado ou de coração partido? - Esta sequência é interessante porque ela também tem diferentes níveis de complexidade. No meu caso, eu conduzi os exercícios de compreensão auditiva (do macro pro micro, do mais fácil pro mais difícil) e, em seguida, trabalhei com as transcrições para construir junto com os meus alunos a forma do discurso indireto em diferentes tempos. Era uma dupla de avançados, tá? Mas você pode usar até a parte que for adequada ao nível do seu aluno.

Acompanhe tudinho neste vídeo.


E aí, gostaram das dicas? Então compartilhem o post com seus amigos professores! Ah, e deixem nos comentários outras sugestões de atividades com música para que a gente amplie mais ainda nosso repertório!




855 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page