Atividades com músicas para aulas de idiomas

Atualizado: Mar 15


Praticamente todos os alunos que já tive na vida gostam de música! Acredito que vocês também! Por isso, investigar os ritmos que eles gostam e ir atrás de canções que possam ser trabalhadas em aula pode deixá-los muito felizes e motivados a aprender.

No entanto, é necessário que a gente possua um repertório vasto e atividades para não cairmos sempre nos bons e velhos preencher lacunas ou desembaralhar estrofes, certo?

Por isso, eu separei cinco dicas de atividades para trabalhar músicas nas aulas de idiomas que vão te ajudar a sair da rotina. Vamos a elas:


Reconto – Muuuitas músicas são narrativas e contam histórias. Exemplos delas não faltam por aí, por isso, uma atividade interessante é pedir para seus alunos ouvirem uma delas e atribuírem um título e recontarem com as próprias palavras o que ouviram.

Para a atividade não ficar aberta demais, você pode fazer perguntas específicas e pedir para que foquem apenas naquelas informações.

No vídeo abaixo você pode conhecer um bom exemplo de como fazer isso:




Salada de palavras – Coloque uma lista de palavras na lousa, algumas que estão na música que você vai trabalhar e outras não. Entregue um canetão para cada aluno participante ou para o representante de uma equipe (se o seu grupo for muito grande). Todos ficam à mesma distância da lousa e circulam as palavras que ouvirem. Ganha quem tiver mais acertos.


Festival da canção – Peça para que seus alunos tragam a canção preferida deles, que tem que ser na língua que eles estão aprendendo, claro. A sala faz uma audição e elege a música mais legal. Vocês podem definir critérios – letra, melodia etc e aproveitar para focar no ensino de vocabulário relacionado à produção musical.

No decorrer das próximas semanas, aproveite as canções para trabalhar tópicos que você precisa ensinar e que aparecem nelas. Eles vão amar!


Encontre os erros fonéticos – Artistas estrangeiros que fazem sucesso no mundo todo gravam músicas em diversos