Como garantir a interação dos alunos em cursos online?



Muitos professores me perguntam como eles podem fazer para garantir a interação dos alunos depois das aulas online, ou seja, qual tipo de atividades podem assegurar que os alunos se mantenham conectados enquanto grupo, trabalhando juntos, até o próximo encontro ao vivo.


Bom, tudo é uma questão de planejamento. E o tipo de interação esperada para cada estágio da sua aula, que tem uma tarefa e um objetivo específicos também, é um dos itens essenciais de um plano de aula.


Quando a gente tem clareza do que precisa fazer e de para onde devemos conduzir nossos alunos, tudo fica mais fácil! E há metodologias e estratégias que ajudam demais a escolher os caminhos. E quando você as conhece, você ganha autonomia. E tempo também!


Aliás, se planejamento é um assunto que te tira, quero te convidar para a Semana do Planejamento, um evento gratuito de cinco lives no qual vou te mostrar algumas dessas estratégias que comentei. O link das inscrições é este aqui: https://paginas.papodeprofes.com.br/semana-do-planejamento-de-aulas


Separei algumas sugestões que usamos com alunos do Ensine Idiomas Online e que deram muito certo. No decorrer do curso, fomos criando diversos tipos de interações, justamente para mostrar aos professores como isso era possível.

Dentre as nossas iniciativas, propusemos:


A criação de um Padlet coletivo com sugestões de jogos, brincadeiras e atividades dinâmicas para aulas online, que continua a ser abastecido e comentado pelos alunos e pelas formadoras. Todos têm o poder de edição do material.


No caso das aulas de idiomas, pense nos temas que agradam aos alunos e proponha a elaboração de, textos, vídeos ou áudios a partir de materiais selecionados e postados em um Padlet da turma, o que acha?


Outra tarefa bem legal que fizemos foi a criação do nosso Flipgrid, no qual nos apresentamos e contamos o que mais estávamos amando no curso!

Para quem não conhece, o Flipgrid é uma ferramenta de compartilhamento de vídeos muito interessante para o trabalho com idiomas com alunos de diferentes faixas etárias. Você pode usar para dar feedback de tarefas, para propor que um aluno opine sobre o vídeo do outro, para que os alunos subam vídeos recitando poemas… enfim, vai depender muito do seu público e do seu estilo de aula.


Outra tarefa interativa que tivemos foi a de comentar as tarefas dos colegas no grupo da turma no Facebook, mas você pode pedir para que os seus alunos façam isso no ambiente em que o seu curso estiver hospedado, por exemplo, no feed do Google Classroom.


Também postamos alguns vídeos que os alunos deveriam assistir como tarefa pré-aula. E eles precisavam deixar as dúvidas e as sugestões na área de comentários do próprio vídeo. Lembrando que durante todo o curso trabalhamos com muitos documentos colaborativos feitos no Google Docs. Se você quiser saber mais sobre outras atividades interativas, publiquei no canal do Papo no YouTube um vídeo com várias sacadas do Docs para você usar nas suas aulas online. Este é um deles:


Até a próxima!

Daniele Pechi é professora de Português como língua estrangeira, jornalista e germanista. Foi repórter das revistas Exame, Nova Escola e Gestão Escolar e atuou como coordenadora pedagógica em uma escola de idiomas. É colaboradora de ONGs da área de Educação, dentre elas o Instituto Pró-Livro, para o qual produz conteúdos institucionais e as redes sociais da Plataforma Pró-Livro, que mapeia e divulga projetos de incentivo à leitura. É fundadora da iniciativa Papo de professor, rede que promove capacitações para professores de idiomas e ambiente colaborativo de compartilhamento de ideias e materiais para aulas de línguas estrangeiras.

Seja um(a) colaborador(a) do Blog SBS! Se você é profissional da área da Educação e deseja colaborar com o nosso blog, envie um de seus artigos para nós através do e-mail mkt.estrategicosbs@sbs.com.br com o assunto "Artigo Blog" e publicaremos aqui

94 visualizações0 comentário
LOGO_SBS_MAIS_EDUCACAO_branco.png

PRODUTOS E SERVIÇOS

© 2020 by SBS Livraria Internacional