Como superar os desafios da Educação Híbrida para 2021


A pandemia do novo Coronavírus nos trouxe a oportunidade e a necessidade de vivenciar o processo de ensino e aprendizagem, afinal, todos nós tivemos que aprender novas formas de ensinar e trabalhar com os alunos, e o ano de 2021 deve ser marcado pela consolidação da modalidade híbrida na educação, por todos os benefícios e contribuições com o ensino em duas frentes importantes.


A primeira modalidade de ensino híbrido será a mescla da aprendizagem presencial por escalonamento dos estudantes, para manter o distanciamento social e os protocolos de higiene e segurança, em um processo de rodízio entre turmas, e a continuação das aulas transmitidas online. A segunda medida visa contribuir com o processo cognitivo, no momento em que as aulas voltarem totalmente ao modo presencial (tradicional), o que contribui com a recuperação da aprendizagem.


Uma das principais características das metodologias de ensino ativas é trazer o estudante para o centro do processo de aprendizagem, tornando o processo de ensino personalizado, através de ações que respeitem os diferentes tempos de aprendizagem.

Além de que, metodologias estimulam a resolução de problemas reais, contribuindo para o desenvolvimento de competências essenciais, como por exemplo, o pensamento crítico, criação de responsabilidades, protagonismo e trabalho em equipe.


Assim, as metodologias ativas contribuem para o desenvolvimento da dimensão cognitiva e socioemocional dos estudantes, ao fazer com que eles exponham opiniões, lidem com emoções, e aprendam a respeitar as diferenças.


E quais são os principais desafios que tanto professores quanto governos terão de superar para que a Educação Híbrida vire um “case” de sucesso no Brasil?


- Garantir Infraestrutura e conectividade


Este é o momento ideal para realizar o planejamento específico para a infraestrutura necessária que viabilize a conectividade dos alunos. Por exemplo, no Estado de São Paulo, estudantes e professores estão recebendo chips e dados patrocinados para a realização plena das aulas online.


- Plataformas Adaptativas e trilhas de avaliação


Outro aspecto importante, é a garantia de plataformas que permitam que os estudantes se engajem com as atividades. Uma possibilidade interessante é investir na gamificação, que traz um grande envolvimento dos alunos através da experiência de jogos, estimulando-os e motivando-os a pensar fora da caixa.


As trilhas de avaliação devem vir acompanhadas de um percurso formativo que contemple o processo avaliativo, para que o professor tenha como tomar decisões, e também possa interferir e rever as rotas do processo pedagógico.


- Engajar os estudantes


Um dos pontos fundamentais do ensino híbrido é manter os alunos engajados, para isto é essencial o foco na integração/articulação dos conteúdos aplicados, e a diminuição do modelo expositivo, que normalmente deixa os alunos com papel passivo. As modalidades do ensino híbrido serão essenciais para envolver os estudantes, através de dinâmicas, como sala de aula invertida, laboratório rotacional ou estações por rotações.


- Formação Docente


Novas aprendizagens e novos métodos exigem um rompimento com velhos hábitos. A formação docente com base nas metodologias ativas e no ensino híbrido é fundamental para que o professor possa conhecer novas oportunidades de aprendizado e compreender seu novo papel dentro desse processo.

Para atuar neste modelo, o professor precisa vivenciar novos modelos e ter a oportunidade de realizar troca entre seus pares. A formação é parte essencial do processo, e do desenvolvimento profissional. No ano que vem chegando, haverá muitos desafios que precisarão ser superados para que haja avanço na Educação com qualidade, equidade e personalização do ensino.

Seja um(a) colaborador(a) do Blog SBS! Se você é profissional da área da Educação e deseja colaborar com o nosso blog, envie um de seus artigos para nós através do e-mail mkt.estrategicosbs@sbs.com.br com o assunto "Artigo Blog" e publicaremos aqui

13 visualizações0 comentário
LOGO_SBS_MAIS_EDUCACAO_branco.png

PRODUTOS E SERVIÇOS

© 2020 by SBS Livraria Internacional