top of page

Curiosidades sobre a Educação


Diferentes países, diferentes culturas e diferente educação. Podemos dizer que, face à realidade que enfrentam, os alunos aprendem de formas distintas. Hoje, apresentamos algumas curiosidades sobre a educação, olhando para o panorama mundial! Veja as curiosidades relativas à educação que juntamos neste artigo e surpreenda-se! 1. A maior escola do mundo - em termos de número de alunos - situa-se na Índia. A City Montessori School, em Lucknow, conta com mais de 39.000 alunos.

2. Os estudantes chineses, são os mais sobrecarregados com trabalhos para casa...do mundo! Apenas numa semana, os adolescentes chineses têm, em média, 14 horas de trabalho para realizar em casa. 3. O Paquistão não concede às crianças o direito legal à educação gratuita, e a educação obrigatória abrange apenas as crianças entre os 5 e os 9 anos de idade. 4. No Chile, os estudantes entram em férias no início de dezembro e apenas voltam para a escola no início de março, o que prefaz um total de 3 meses longe de uma sala de aula. 5. Na Alemanha, as crianças recebem um Schultüte no seu primeiro dia de aulas do ensino primário. Trata-se de um cone preenchido com material escolar, brinquedos e guloseimas. O Schultüte é sempre oferecido pela família e as crianças apenas podem abri-lo dentro da escola.

6. Na Holanda, as crianças começam a escola no dia em que completam 4 anos, o que significa que, ao longo do ano, vão surgindo novos alunos com alguma frequência na sala de aula. 7. A escola mais antiga do mundo fica em Canterbury, Inglaterra. A Escola do Rei, como é chamada, foi fundada no ano 597. Esta escola privada é considerada uma das escolas com maior sucesso a nível académico.

8. As crianças no Japão são certamente os alunos mais independentes a nível mundial. Para além de viajarem sozinhos para a escola, ainda limpam suas próprias salas de aula. Veja mais curiosidades sobre a educação no Japão, aqui.

9 Em 2014, uma pequena escola situada na cidade de Alpette, em Turim, foi considerada a escola primária mais pequena do mundo - relativamente ao número de alunos. Imagina quantos estudantes a frequentavam? Apenas 1. Sofia Viola, de oito anos, era a única aluna que frequentava esta escola.

10. O sistema escolar da Finlândia é considerado um dos melhores no ranking educacional da Europa. As crianças finlandesas apenas iniciam a escola a partir dos sete anos de idade, tornando-as as mais velhas do mundo a começar a escola. 11. No Irão, os rapazes e as raparigas são educados separadamente até ingressarem na universidade. Apenas os professores dão aulas aos rapazes e as professoras, às raparigas. 12. A escola mais alta do mundo foi construída em 1986, e fica em Phumachangtang, no Tibete, a uma altitude de 5.373 metros acima do nível do mar.



13. Nas Filipinas, existe uma escola feita de garrafas de plástico. Para erguer esta escola foram necessárias aproximadamente 9.000 garrafas, e dezenas de voluntários para construir a estrutura. Cada garrafa foi preenchida com areia, água e palha. Para manter as garrafas no lugar enquanto eram empilhadas, foi utilizado cimento.

14. Na Rússia, as crianças começam a escola no "Dia do Conhecimento" (1º de setembro), mesmo que seja um fim de semana ou feriado. 15. No Bangladesh, existem pelo menos 100 escolas montadas dentro de barcos. Cada um tem acesso à Internet, uma biblioteca e é alimentado por energia solar. Esta foi uma solução desenvolvida para dar resposta às inundações anuais que podem atrapalhar a escola de centenas de milhares de estudantes.




2.513 visualizações10 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page