top of page

Mês das Crianças: como comemorar na Educação Infantil

Atualizado: 14 de out. de 2022

Outubro é o mês das Crianças e muitas escolas promovem atividades especiais durante toda a semana e até durante o mês inteiro. A equipe do Portal Escolas Exponenciais conversou com instituições de ensino de diferentes cantos do país e descobriu ideias criativas para colocar em prática com os pequenos. Confira o conteúdo completo no link abaixo!


Sessão de cinema, aula de culinária divertida, apresentação de teatro, show de talentos (É um momento em que se sentem bastante valorizados, são aplaudidos a partir de suas especificidades, características e habilidades particulares). Brincadeiras ao ar livre, com muitas atividades lúdicas, resgate de brincadeiras antigas e cantigas de rodas, brincadeiras na lama e musicais, as gincanas são super importantes pois une as crianças numa brincadeira bem interativa são elas: corrida com água, revezamento com bexiga, corrida do saco e bola ao cesto. "Dia do Cabelo Maluco”, "Dia do Pijama" e “Dia da Fantasia”, oficina de fantoches, caça ao tesouro, contação de histórias com personagens, show de talento e uma matinê. A doação de brinquedos é bem bacana, pois estimula interação e empatia nas crianças (ideal unir a atividade com uma ONG ou instituição. No caso desta escola, escola, escolheram uma que cuida de menores de idade em situação de vulnerabilidade social). Outra ideia que esta em alta é a Oficina Maker, neste caso a criança pode criar diversas lembrancinhas e levar para casa como um dia especial vivido na escola.


Segundo a “No NEI (Núcleo de Educação Integrada) da Fundação Romi, a Semana das Crianças é pensada com carinho e cuidado, respeitando os interesses e possibilidades de acordo com cada faixa etária. Com a intenção de oferecer momentos divertidos às crianças, buscamos também favorecer a criação de memórias. Elas lembram com alegria, por exemplo, do dia em que trouxeram bicicleta na escola e do dia em que escorregaram na lona com sabão”, comenta Aline Franco Teixeira Luiz, coordenadora pedagógica da Educação Infantil no NEI.

Em outras escolas, existe a tradicional feira de troca de brinquedos. uma atividade que tem como bandeira o não consumismo, mas que também desenvolve algumas capacidades dos alunos, como por exemplo, a habilidade de negociação e persuasão. Além das questões emocionais que envolvem o desapegar de um brinquedo.


Segundo Lucas Briquez, CEO da Edtech Asas Educação e educador na Escola Teia Multicultural, “a percepção de que para aquela criança, o brinquedo que ela leva para trocar não a atrai como antes, mas que para outro pode ser interessante”, comenta.


Já Georgya Corrêa, neuropsicopedagoga e diretora pedagógica do colégio, considera a feira uma experiência especial porque mostra o valor que cada um dá para aquilo que deseja. “Às vezes, uma criança chega lá com um brinquedo super simples, mas que encanta uma outra que, na verdade, quer trocar por algo que tem muito mais valor monetário”..

“Idealizamos o projeto pensando sobre como brincadeiras fazem parte do desenvolvimento e aprendizagem da criança no dia a dia. A partir das atividades realizadas, conseguiremos também mostrar aos nossos estudantes a importância de saber lidar com o ganhar, perder, participar e se divertir, trabalhando também a educação socioemocional”, afirma Etyene Alana Roberto da Silva, assistente de coordenação pedagógica da Educação Infantil do Complexo Educacional Contemporâneo.


“Procuramos respeitar a infância e sua essência sem deixar de contemplar os aspectos culturais e as habilidades socioemocionais com foco na empatia e solidariedade”, destaca Andreia Lima, diretora do Colégio Acesso.




401 visualizações29 comentários

Posts recentes

Ver tudo

29 Comments


A child's future academic and social performance is largely dependent on their early childhood education. It's critical to give these developing years with circumstances that are both exciting and supportive. In my experience as a parent, a high-quality early education has a significant positive effect on my child's development. It's comforting to know that there are resources and specialists, such as those provided by UK Assignment Writing Service, that are committed to helping our kids learn from the ground up.

Like

Celebrating Children's Month in Early Childhood Education is an opportunity to cultivate a nurturing and supportive environment that fosters growth, learning, and joy. Within the framework of https://itsourheart.org/24-hour-elderly-care/, incorporating Children's Month celebrations requires thoughtful planning and integration of activities that cater to both age groups. Early Childhood Education centers can organize themed days or weeks focusing on various aspects of childhood, such as creativity, imagination, and exploration.

Like

nice post


Like

Sp5derww
Sp5derww
Sep 26, 2023

Spider Clothing is a fashion brand that weaves together style and comfort. Our collections feature trendy designs and premium materials to ensure you look and feel your best. Join us in embracing the web of fashion and making a statement with Spider Clothing.

Like

Vlone
Vlone
Sep 26, 2023

The Vlone Hoodie is more than just a piece of clothing; it's a cultural phenomenon. Born from the creative minds of A$AP Bari and A$AP Rocky, this streetwear staple has made an indelible mark on the fashion world. With its distinct design, rebellious spirit, and a following that spans the globe, the Vlone Hoodie is more than just an article of clothing – it's a symbol of individuality, self-expression, and urban style.


Like
bottom of page