top of page

Dia do Professor: como homenagear esse profissional tão importante?



Confira dicas e ideias de homenagens para o Dia do Professor na sua escola.


O Dia do Professor é sempre lembrado com carinho, uma vez que ele é o profissional responsável por compartilhar conhecimento, guiar e caminhar ao lado dos futuros médicos, dentistas, biólogos, físicos, advogados e professores do nosso país.


Desde 1947, o Brasil celebra no dia 15 de outubro o dia do Professor. A data é uma forma de ressaltar a importância dessa profissão para o desenvolvimento do país. Portanto, a escola que homenageia seus professores mostra que valoriza os profissionais e reconhece seus esforços diários para transformar crianças e jovens em cidadãos críticos e atuantes na sociedade. O resultado desse reconhecimento é a existência de colaboradores mais motivados e felizes com a instituição em que trabalham.


Considere tudo isso e não deixe faltar no calendário escolar uma bela homenagem aos seus professores e à sua relevância para a educação. Há diversas maneiras de tornar essa comemoração inesquecível. Entenda a seguir por que celebrar a data e confira algumas ideias.


Valorize a atuação do professor em todas as etapas da vida


Dos primeiros anos de vida, na educação infantil, aos mais elevados níveis de formação acadêmica, na graduação e pós-graduação, a contribuição do professor se dá não somente no conhecimento teórico, estruturado pelo sistema educacional, mas também em diferentes aspectos da vida do aluno.


Ao lecionar e conviver com a turma, o professor compartilha valores e promove a autoestima de cada estudante ao reconhecer seus potenciais e explorá-los durante o ensino. Além disso, entende as fraquezas e trabalha em cima delas para ampliar o conhecimento e estimular a superação.


Para a criança, além de seus familiares, o professor é uma das primeiras referências.

No dia a dia escolar, é o professor quem cultiva o olhar ético e as atitudes respeitosas para com os colegas de sala e demais colaboradores da escola, mediando situações e promovendo os mecanismos necessários para que a criança cresça com consciência e respeito a todos os que vivem a seu redor.


Promova um momento com professores e alunos


O Dia do Professor pode ser cheio de emoção e ainda mais especial se contar com a participação dos alunos. Por isso, busque envolver os estudantes desde o início para preparar a homenagem que os seus mestres merecem.

Com eles, uma simples ação pode tornar qualquer ato memorável. Veja como os coordenadores do colégio podem se organizar para mostrar aos professores o quanto são fundamentais, por meio de alguns exemplos:


Vídeos


Eles são clássicos, mas nunca saem de moda. Afinal, sempre há novidades no mercado para criar conteúdos diferenciados. O vídeo torna-se uma memória eternizada em que os alunos podem, por exemplo, relatar como a dedicação diária de cada professor contribui para o seu desenvolvimento.


Se possível, invista em um serviço especializado para produzir desde o roteiro até a edição. Se não houver a possibilidade, considere sim a “produção caseira”, pois hoje em dia é muito fácil criar vídeos com dispositivos portáteis de filmagem e softwares de edição intuitivos. Muitos alunos lidam com as tecnologias de modo natural e poderão contribuir. Lembre-se de que o que vale, afinal, é a mensagem, a homenagem ao professor.


Concursos


São ações que movimentam e envolvem alunos do colégio inteiro. O concurso, que pode ser de poesia, paródia, teatro, música, entre outros, antecipa o clima de comemoração na escola com foco em homenagear os professores. Nesse caso, a escola toda pode se envolver com a mesma proposta ou dividir turmas ou séries com diferentes temáticas, de acordo, é claro, com a idade dos alunos. Assim, a comemoração do Dia do Professor será a apresentação do resultado de todos os trabalhos desenvolvidos nesse período.


Oficinas


A escola também pode dedicar um dia de oficinas de criação para que cada estudante produza, por exemplo, um cartão especial para os professores ou cartazes com desenhos, frases, dedicatórias e o que mais a imaginação mandar.

Proponha a ideia aos alunos, disponibilize os materiais para os trabalhos e dê a eles liberdade de criação. Além de estimular o senso criativo dos estudantes, com certeza o resultado emocionará seus professores.


Personalize presentes especiais para o Dia do Professor


Além dos formatos já sugeridos para as homenagens, outra opção é oferecer uma lembrança aos professores para valorizar o momento. Confira produtos muito úteis que podem ser facilmente personalizados para se tornarem ainda mais especiais e significativos:


Agenda


Além de o período do ano ser bastante oportuno para presentear com uma agenda, o presente é útil porque todo professor trabalha com datas e planejamento de aulas. Mas lembre-se de que o presente será dado em outubro, e a agenda deve antecipar o ano seguinte.


Caderneta ou bloquinho


São perfeitos para guardar ideias para as aulas que possam surgir a qualquer momento em sala.


Copo e caneca


Para não esquecer de se hidratar durante as aulas e para a hora do café, são lembranças carinhosas e de grande aceitação.


Pendrive


Excelente para armazenar arquivos para as aulas. Pode ser entregue em uma embalagem exclusiva ou ter formato de algum objeto que caracterize a atividade, como livro e maçã.

Opções não faltam para criar um Dia do Professor inesquecível. Independentemente do que a escola decida, o mais importante é valorizar uma das profissões mais indispensáveis para a evolução humana.


Realize atividades específicas para os professores


Além daquelas que envolvem os alunos, atividades planejadas exclusivamente para professores podem ser bastante especiais. Nelas, há ainda a oportunidade de integrar a equipe da escola e promover a socialização.


Café da manhã e almoço do Dia do Professor


Uma recepção especial na escola pode tornar o dia mais saboroso! Reúna a equipe de mestres em um café da manhã com guloseimas e aperitivos que se adaptem às preferências de todos.

Assim, os profissionais se sentem homenageados e dispõem de um momento descontraído para confraternizar. Outra opção é fazer um almoço, que pode ter a opção de ser realizado fora das dependências do colégio, em um restaurante ou estabelecimento que agrade a todos.


Investimentos em cursos


Presentear com novas oportunidades de qualificação também é uma ideia motivadora para o Dia do Professor. Procure se informar sobre cursos e treinamentos na área e convide sua equipe para participar deles. Essa motivação especial promove a expansão dos conhecimentos individuais de cada educador e, consequentemente, ajuda a levar inovação e entusiasmo para a sala de aula. Toda a comunidade escolar acaba recebendo o presente quando uma escola investe em um professor.

Apostar na carreira de cada profissional comprometido com a educação é acreditar no potencial transformador que a profissão detém.


Momento de relaxamento coletivo


Como acontece com outras profissões do mundo contemporâneo, a carreira de professor pode gerar estresse e desmotivação, às vezes. Na data em que se celebra esse profissional, vale a pena planejar um momento de relaxamento entre a equipe.


Pode ser uma aula especial de ioga, uma tarde de meditação ou até mesmo exercícios de alongamento, capazes de relaxar a musculatura e aliviar as preocupações da mente.

Outra opção divertida é uma aula de dança. Esse tipo de ação na escola promete criar bons momentos e proporcionar boas risadas entre os mestres. Uma instituição que investe na saúde de seus professores, física e mental, mostra-se apta a lidar também com alunos e seus familiares de forma mais humana.


Celebrado na história do Brasil há mais de 70 anos, o Dia do Professor é uma ocasião ideal para retribuir e homenagear esse profissional que trabalha, todos os dias, para formar novas gerações aptas a aprender e a melhorar o mundo em que vivem.

Gostou das sugestões que demos para a data comemorativa e deseja que mais pessoas também tenham acesso a elas? Então, compartilhe nossa publicação nas suas redes sociais!


103 visualizações6 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page