Ensino superior quintuplica número de alunos de EaD em 10 anos



Entre 2009 e 2019, o Brasil vivenciou um aumento de cerca de 5 vezes no número de alunos de cursos superiores à distância. Em compensação, o índice de ingressantes nos cursos de graduação presencial teve um aumento muito menos expressivo, de aproximadamente 18%. Os dados foram divulgados pelo Inep no último dia 23 e fazem referência ao período entre 2009 e 2019. A pesquisa mostra que a tendência de aumento pela procura por cursos à distância se intensificou durante a pandemia do novo Coronavírus, porém, já vinha em tendência de ascensão anterior à Covid-19. Segundo o presidente do Inep, Alexandre Lopes, “não dá para dizer que o curso à distância é melhor ou pior que o presencial. A maior parte dos alunos em EAD trabalha mais horas em relação aos de cursos presenciais, são de perfis diferentes. Mas os resultados têm sido próximos. Não dá pra dizer que EAD seja de menor qualidade.”

Segundo um destaque feito pelo diretor de estatísticas educacionais do Inep, Carlos Moreno, o crescimento da educação remota acontece principalmente nas instituições particulares. “Na rede privada, pela primeira vez, o número de ingressos em EAD superou o de ingressos em presenciais”.

O estudo do Inep aponta também que em função da pandemia, a tendência de procura por cursos superiores em EaD deve continuar em alta, até que tudo se normalize no país.

Seja um(a) colaborador(a) do Blog SBS! Se você é profissional da área da Educação e deseja colaborar com o nosso blog, envie um de seus artigos para nós através do e-mail mkt.estrategicosbs@sbs.com.br com o assunto "Artigo Blog" e publicaremos aqui!

10 visualizações
LOGO_SBS_MAIS_EDUCACAO_branco.png

PRODUTOS E SERVIÇOS

© 2020 by SBS Livraria Internacional