Evitando o estresse infantil durante a pandemia


O estresse é uma condição que pode atingir pessoas de todas as idades, em diferentes intensidades, e quando atinge as crianças, nem sempre sabemos como lidar com esta situação. Durante o período de quarentena da Covid-19 no Brasil, com escolas fechadas, as crianças ficaram mais sujeitas ao estresse, em função da mudança brusca de rotina, e muitas vezes da falta de atividades dentro de casa.

Pensando nisso, damos 5 dicas para ajudar a evitar o estresse infantil no período de pandemia e quarentena.


1) Pratique atividades físicas

Esta dica vale tanto para as crianças, como para os adultos. Atividades físicas ajudam a reduzir a ansiedade e o estresse e ainda melhoram o humor, graças à liberação de endorfina no corpo. Portanto, é muito importante inserir alguma modalidade de atividade física na rotina diária das crianças. Vale lembrar que se a atividade não for algo prazeroso para a criança e for imposta a ela, ao invés de diminuir o estresse infantil, a situação pode agravá-lo.


2) Reduza as atividades extracurriculares


A prática de diferentes atividades é muito importante para que as crianças desenvolvam múltiplas habilidades, porém, a sobrecarga pode deixar as crianças ainda mais estressadas com a cobrança para cumprir com todas as tarefas dentro de um determinado prazo. Se for o caso, dilua a quantidade de atividades durante os dias da semana.


3) Mantenha um relacionamento saudável com as crianças


Estreitar os laços com os filhos evita situações de estresse, pois as crianças acabam se sentindo mais confortáveis para expressarem o que os incomoda, dividindo o peso da situação negativa, que podem lhe ajudar a resolver o problema. É importante que a criança perceba que existe abertura para o diálogo, e que as críticas que forem feitas sejam uma forma de ajudar a solucionar o problema, e não somente apontar erros. O ambiente acolhedor evita estresse para as crianças, e também para os pais.


4) Cuidado com o “tempo de tela” das crianças em redes sociais


As redes sociais costumam mostrar uma “vida ideal” que normalmente não é real para a maioria das pessoas, e se até os adultos se sentem afetados, o que dizer das crianças?! Monitorar o tempo em que as crianças utilizam as redes sociais, e quais tipos de perfis ou páginas elas seguem é importante para evitar o estresse, tanto pela pressão da “vida ideal”, bem como pelo excesso de informações às quais as crianças podem ter acesso.


5) Mantenha hábitos saudáveis


Além de atividades físicas, se alimentar bem e ter uma boa noite de sono garantem uma melhor qualidade de vida, tanto para crianças, como para adultos, e evitam quadros de estresse. Desta forma, fique atento ao sono das crianças e dê preferência a alimentos saudáveis.

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