top of page

Hello e-learners!


 

Denise Neves

Enfrentando mais um domingo de eleições, the word of the day só pode ser RUNOFF.

Estudando vocabulário pelo contexto, precisamos entender em que momento a palavra foi usada e analisar a situação de seu emprego.

Veja neste texto retirado da CNN International no dia 8 de outubro, ou seja, um dia depois de termos definido as eleições brasileiras:

“… second-round vote on Oct. 28, when Bolsonaro will face his closest challenger, the Workers’ Party candidate Fernando Haddad. … it briefly appeared that he might capture enough votes to forego the need for a runoff round—something that hasn’t happened for 20 years.” (texto adaptado)

Para o entendimento do texto:

Uma data foi mencionada – 28 de outubro. Sabemos que esta é a data em os brasileiros devem votar novamente e definir o vencedor da eleição. Datas, números, estatísticas são informações universais e devemos usá-las para facilitar nossa compreensão de texto.

Nomes são mencionados. Neste caso, dos candidatos que disputarão a presidência. Nomes também são informações preciosas no texto.

Vocabulário conhecido. Por que ficamos concentrados nas palavras que não sabemos em vez de usarmos as palavras que conhecemos e assim compreender o texto? Neste caso, temos do lado de “runoff” a palavra “round”, que nos indica que a disputa continua, assim como no boxe.

Taí. Depois das dicas de como se apropriar melhor de um texto em língua inglesa, deixo a definição do dicionário Macmillian para Runoff: a second election or competition that is organized when the first one does not have a winner. Neither candidate won a clear majority, forcing a runoff.


Denise Neves é bacharel em Tradução: Inglês e Francês e possui Licenciatura Plena em Inglês e Português pela Universidade Mackenzie, e atualmente cursa especialização lato-sensu em Tecnologias de Aprendizagem pelo Senac. Ministra e coordena cursos de inglês desde 2002, atuou em projetos de English in-Company, pedagogia corporativa com criação de biblioteca de cursos online, educação básica, educação bilíngue, e desde 2015 é gestora do site www.ediomas.com.br com programas de cursos digitais personalizados em Social e Business English, Language Coaching e English Corporate.


 

Seja um(a) colaborador(a) do Blog SBS!


Se você é profissional da área da Educação e deseja colaborar com o nosso blog, envie um de seus artigos para nós através do e-mail mkt.estrategicosbs@sbs.com.br com o assunto "Artigo Blog" e publicaremos aqui!

12 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page