top of page

Mais de 3 mil cidades brasileiras não têm data para retorno das aulas presenciais


 

Uma pesquisa feita em Setembro pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), cujos resultados foram divulgados no último dia 15, apontou que mais de 3,7 mil prefeituras não têm data prevista para retorno das aulas presenciais em suas redes de ensino.


A pesquisa consultou 3.988 governos locais, amostra representando 71,6% dos municípios do país. Nas cidades que responderam à pesquisa, vivem 14,6 milhões de alunos atendidos pelas redes municipais de ensino, ou seja, 2/3 de todas as matrículas em redes municipais pelo país. Segundo a CNM, esta decisão dos gestores de não definir datas para retorno das aulas, ao contrário do que parece, não é uma decisão omissa, mas sim uma posição cautelosa e responsável, principalmente aos olhos das populações dos municípios avaliados. De acordo com o relatório da pesquisa, “A situação não pode ser simplificada, a pandemia já representa prejuízo à aprendizagem dos alunos e da educação como um todo, mas a pergunta sobre quando retornar essas atividades precisa ser respondida com responsabilidade, pois é inegável a preocupação com a retomada das aulas por conta da disseminação do vírus” De todos os municípios consultados, apenas 5% dos municípios consultados informaram uma data para reabertura, mas segundo ponderação da CNM, a realidade mostra, especialmente a nível estadual, que as previsões iniciais não têm se confirmado e os retornos já foram adiados várias vezes, a exemplo de estados como Maranhão, Rio Grande do Norte e Distrito Federal”. Apesar de não terem uma data definida, 70% dos municípios pesquisados já possuem um plano de contingência para retorno. E a grande maioria das prefeituras consultadas informou que está desenvolvendo ações de melhoria e adaptações de infraestrutura das escolas, adquirindo EPIs e demais materiais de segurança sanitária e higiene para professores e funcionários.

 

Seja um(a) colaborador(a) do Blog SBS! Se você é profissional da área da Educação e deseja colaborar com o nosso blog, envie um de seus artigos para nós através do e-mail mkt.estrategicosbs@sbs.com.br com o assunto "Artigo Blog" e publicaremos aqui!


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page