Muita gente me escreveu no Instagram do Papo (https://www.instagram.com/papodeprofes/) pedindo sugestões para o Dia dos Namorados.
Você também quer trabalhar o tema nas suas aulas e não sabe como? O dia 12 está chegando e você, profe de português, precisa se planejar, por isso, preparei uma sequência de atividades a partir de músicas, que você pode usar com alunos de diferentes níveis, basta escolher até qual exercício vai fazer.
Trabalhe compreensão auditiva, leitura e fala tendo o 12 de Junho como tema central. Abaixo você encontra a lista das músicas que eu usei com os meus estudantes:
É o amor - Zezé di Camargo e Luciano
Negue - Maria Bethânia
Retratos e canções - Sandra de Sá
Ando meio desligado - Tiê
Telegrama - Zeca Baleiro
Marisa Monte - Não vá embora
Passo 1
Escolha 5 ou 6 músicas que tratem do tema amor de diferentes perspectivas, por exemplo, canções que narrem pessoas apaixonadas, pessoas em um relacionamento e pessoas de coração partido.
Passo 2
Prepare uma atividade em que os alunos, ao ouvirem 40 segundos das músicas possam votar se a situação dos narradores é:
A - apaixonado e solteiro
B - comprometido e feliz
C - de coração partido
Se as respostas para uma mesma música forem diferentes, promova uma discussão pedindo elementos que eles ouviram para justificar a escolha.
Passo 3
Selecione 3 das músicas para reproduzir novamente e escreva algumas frases no seu quadro branco. Os alunos precisam relacionar as frases às músicas, por exemplo, numerando-as:
1- Ando meio desligado
2 - É o amor
3 - Negue
( ) Eu não vou negar sem você tudo é saudade.
( ) Eu só quero que você me queira
( ) Diga que você já me esqueceu
Passo 4
Use as letras das canções para trabalhar expressões idiomáticas que aparecem nelas, por exemplo "Tô maluco pra te ver", "Ando meio desligado", "Pise machucando com jeitinho esse coração que ainda é seu".
Passo 5
Para trabalhar a pronúncia, você pode pedir para os alunos recitarem as músicas como se fossem poemas (e são, né?).
Passo 6
Caso seus alunos sejam mais avançados, pode ser uma boa oportunidade de trabalhar discurso indireto. Peça a eles que te contem o que os narradores fazem nas músicas.
Também tenho um vídeo no canal do YouTube do Papo com mais algumas sugestões. Vou deixar o link aqui para vocês. Aproveitem e se inscrevam e apertem o sininho das notificações para serem avisados quando a gente postar conteúdo novo por lá.