O papel do professor: recursos e responsabilidades



Você é responsável pelo aprendizado dos seus alunos. Esse aprendizado se dá no contexto escolar ou em seu ambiente de ensino particular, em partes, no mundo fora da sala de aula. Uma responsabilidade fundamental para o professor é ter certeza de que as metas de aprendizagem e os métodos pedagógicos sejam apropriados ao contexto: não faz sentido tentar usar materiais que requeiram muito tempo em sala de aula se os encontros se resumem a dois períodos de 50 minutos por semana. Da mesma forma, não faz sentido usar recursos de multimídia como parte central do ensino se forem de difícil acesso. Por outro lado, seria uma pena ignorá-los se estiverem disponíveis. Você, professor, conhece a sua situação de ensino melhor do que ninguém.

Há algo que você nunca deveria esquecer: o fato de poder servir de modelo para seus alunos. Você aprendeu inglês e alcançou um nível de proficiência que lhe possibilitou usar o idioma profissionalmente.Também vale mostrar que o processo de aprendizagem nunca termina! É aqui que o professor não nativo se encontra em uma posição mais vantajosa do que aquele cuja língua materna é o inglês: você é um modelo de sucesso.

Como aprendiz bem-sucedido e profissional, você sabe quais aspectos do idioma apresentam maior desafio.¹

Durante o processo de ensino e aprendizagem, os professores são responsáveis por fazer decisões no meio do caminho relacionadas sobre o que será dado na sala de aula e como fazê-lo. Pense sobre o ensino do inglês, por exemplo. Em que a gramática do inglês difere da do português? O que exige mais tempo de estudo do que o previsto pelo livro didático? Há tópicos que podem apresentar problemas culturais ou desconforto em por serem pouco conhecidos em sua sociedade? O que de fato seus alunos podem esperar alcançar ao término do ano? Que tipo de teste irá avaliar o progresso deles? Nessas e em áreas semelhantes, você é o especialista e precisa tomar decisões e fazer escolhas para produzir bons resultados.

Como especialistas do idioma, você e seus colegas têm opiniões que a escola deve ouvir. Algumas questões que você deve considerar para aperfeiçoar a qualidade do ensino são:

Quais são as condições ideais para o aprendizado do idioma? • Você tem os recursos e materiais necessários? • O equipamento tecnológico tem qualidade suficientemente boa para ser utilizado em uma classe com eco ou ruídos? • A lousa é suficientemente grande para ser vista por toda classe? • Os materiais escolhidos ou prescritos refletem suas metas de ensino e o nível de idioma dos alunos, áreas de interesse e necessidades gerais de aprendizado? • Existe algum material complementar, como livros, que irão proporcionar um exercício individual e estimular leitura por prazer? • Seus alunos conseguem usar os computadores da escola para os trabalhos? • Por fim, existe a previsão de algum treinamento interno por meio do qual você terá acesso às ideias dos professores de outras escolas e oferecer a você e seus colegas um fórum para discussão e debate?²

Como professores, temos que nos atualizar constantemente. É nossa responsabilidade nos manter atualizados e aprender mais sobre o idioma e diferentes métodos de ensino. Desenvolvimento pode ser feito de diferentes formas e possibilidades. Por exemplo, pode ser sugerido e administrado pela escola ou organizado independentemente por cada um. Algumas instituições estão mais dispostas a investir no desenvolvimento de seus professores ou criar oportunidades de crescimento contínuo. Às vezes, quando não é o caso, professores podem continuar a trabalhar em conjunto ou desenvolver uma comunidade independente de aprendizagem.

Muitas vezes, os cursos de aperfeiçoamento não estão disponíveis em virtude de tempo, distância e custos. No entanto, é um erro acreditar que eles têm de ser ministrados por um “especialista” de fora, ocupando boa parte de seu precioso tempo livre. É um erro limitar o desenvolvimento profissional a sessões de treinamento formais. Existem muitas outras iniciativas mais fáceis de implementar e que não pedem muito tempo (como observar aulas, manter um diário, grupos de discussão). Na realidade, a maioria dos professores tem pouco tempo livre. Precisam adequar a sua vida profissional na escola às necessidades da família e aos interesses próprios. Porém, você pode fazer muito dentro de sua escola para se ajudar.

Como profissionais, todos os professores precisam de oportunidades regulares para pensar e se atualizar. Não é uma questão de aderir de imediato às novas ideias nem de rejeitar a prática estabelecida, mas, sim, de ter oportunidade para refletir, analisar o que funciona e o que não funciona, discutir com colegas e adotar o que for mais apropriado para você e seu grupo especifico de alunos. Alguém que tentou ensinar o uso do “Present Perfect” em inglês durante os últimos dez anos irá acolher de bom grado as ideais dos colegas sobre outras formas de abordagem! Assim, a escola deve estar preparada para garantir que você e seus colegas tenham um tempo para discussões informais e formais. Algumas dessas discussões podem se limitar aos professores de idioma, mas não esqueça que, no ensino transversal, é útil discutir ideias também com professores de outras matérias, como português e literatura, ciências e história. Quando você está ensinando dentro de um contexto bílingue ou CLIL, as oportunidades e a necessidade dessa interação são mais evidentes.

Algumas ideias para desenvolver treinamento de autoajuda são abordadas no Capítulo 17- Autoajuda para o professor.³

Pontos para reflexão 1- Para os seus alunos, quais são as maiores dificuldades de aprendizagem do inglês?

2- Quais são os recursos que você possui? Quais recursos adicionais você gostaria de ter? Por quê?

3- a. Por que você aprendeu inglês? b. O que você considera que foi mais útil durante o aprendizado da língua? c. O que achou mais difícil como estudante de inglês? d. O que você ainda acha difícil (como estudante, não como professor)? e. Que fatores influenciaram sua atitude para aprender inglês (por exemplo, família, amigos, estudos, interesses pessoais, ambiente de trabalho etc.)?

Do livro: O ensino da Língua Inglesa - Contextos e objetivos nos dias atuais


Seja um(a) colaborador(a) do Blog SBS!




Se você é profissional da área da Educação e deseja colaborar com o nosso blog, envie um de seus artigos para nós através do e-mail mkt.estrategicosbs@sbs.com.br com o assunto "Artigo Blog" e publicaremos aqui!

0 visualização
LOGO_SBS_MAIS_EDUCACAO_branco.png

PRODUTOS E SERVIÇOS

© 2020 by SBS Livraria Internacional