top of page

OCDE: “Brasil está entre os países que mantiveram escolas fechadas por maior período de tempo”.


 

A pandemia do novo coronavírus tem sido como um “abalo sísmico” na educação global, segundo o relatório “Education At Glance”, divulgado pela OCDE na última terça-feira (08), e coloca o Brasil no grupo dos países com mais tempo de escolas fechadas desde o início da pandemia.


A OCDE avaliou 46 países até o fim de Junho (38 países membros e oito países parceiros), e estes foram divididos em dois grupos, países que mantiveram escolas fechadas entre 12 e 16 semanas, e os que não reabriram as escolas entre 16 e 19 semanas.


Até 30 de Junho, quando foi feita a apuração, o Brasil estava no limiar entre os dois grupos, com 16 semanas de escolas fechadas. Em média, porém, a maioria dos países avaliados tinha 14 semanas de escolas fechadas até o fim do primeiro semestre de 2020. Outros 17% dos países avaliados reabriram escolas antes de 12 semanas de quarentena.


A OCDE destaca que os dados devem ser vistos com cautela, uma vez que a situação da Covid-19 varia entre os países, e como cada país está lidando internamente com as questões da educação durante a pandemia.


Segundo a OCDE, o tamanho das turmas também é “um parâmetro crítico” para a reabertura de escolas, já que “países que têm cultura de mais turmas com menos alunos podem ter mais facilidade para cumprir as exigências de distanciamento social”. No entanto, o relatório destaca que “a necessidade de reduzir o tamanho das turmas pode depender de outros fatores, como espaço físico, disponibilidade de salas e de funcionários e decisões pessoais de estudantes e educadores sobre o retorno às aulas”.


Um ponto positivo apontado pelo relatório da OCDE é que entre 2009 e 2019, aumentou a quantidade de jovens brasileiros com diploma de ensino superior. No entanto, mesmo com este aumento, até 2019, 21% dos brasileiros de 25 a 34 anos tinha curso universitário completo, a média dos países membros da OCDE é de 45% nesta faixa etária.


Mantendo o debate sobre o assunto, participe do nosso fórum de discussões e vote em nossa enquete!


 

Seja um(a) colaborador(a) do Blog SBS! Se você é profissional da área da Educação e deseja colaborar com o nosso blog, envie um de seus artigos para nós através do e-mail mkt.estrategicosbs@sbs.com.br com o assunto "Artigo Blog" e publicaremos aqui!

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page