Sobre a cultura da Irlanda



Conhecer um pouco sobre a cultura do país que pretende ir para fazer intercâmbio, é muito importante. Se informar sobre seus costumes e tradições, ajuda a escolher o lugar mais parecido com o seu perfil e objetivos, além de diminuir as gafes.

Um dos países mais procurados para fazer intercãmbio pelos brasileiros, é a Irlanda.

E que tal conhecer um pouco sobre a cultura irlandesa?

Segue abaixo um pouco sobre suas tradições e costumes.

A Irlanda e a bebida

Muito provavelmente, se você vai fazer uma viagem para a Irlanda, vai ouvir falar da fama de “bons de copo” que a população local tem. A grande verdade é que, assim como os ingleses, os irlandeses adoram frequentar pubs e tomar boas cervejas, mas eles tornam esse hábito ainda mais sagrado do que qualquer outra população europeia.

Por isso, se você é fã de frequentar pubs e, especialmente, de sair para tomar uma boa cerveja, vai se sentir em casa ao morar em qualquer cidade irlandesa. Não se esqueça de provar a cerveja mais tradicional do país: A Guinness.

Horários de compras diferenciados

Diferentemente do nosso horário padrão comercial, seja para lojas, como para serviços, os irlandeses só trabalham nesses estabelecimentos no período de 9 às 17h. Não existe shopping ou qualquer tipo de local que oferece serviços antes ou após esse horário. Esse hábito tradicional da cultura na Irlanda pode, inicialmente, causar um estranhamento para nós que estamos habituados a conseguir comprar qualquer coisinha em qualquer horário, mas é um processo de fácil adaptação.

Dublin, por sua vez, oferece um dia da semana para um “late night shopping”, quando as lojas ficam abertas até as 20h, para quem não consegue fazer compras no horário comercial possa usar o período da noite para fazê-lo.

A música é um ponto muito forte da cultura na Irlanda

Falar de cultura na Irlanda e não falar da música local é praticamente impossível. Os irlandeses têm uma ligação muito forte com sua cultura musical que, por sua vez, tem características específicas e muito admiradas por quem entende de música.

Além das bandas tradicionalmente celtas e que você vai ouvir muito em pubs e rádios do país, a Irlanda também conta com nomes famosos no mercado da música, que representam o país no resto do mundo, como o U2, Van Morrison e Damien Rice.

Os esportes são uma paixão nacional

Apesar de não terem uma grande representação mundial nos campeonatos esportivos que ocorrem em diferentes regiões do globo, os Irlandeses gostam e admiram a prática de algumas atividades específicas. O futebol mesmo é um esporte valorizado entre os irlandeses, tanto que eles contam com seu próprio campeonato nacional. Eles também são apaixonados por críquete, futebol gaélico e, é claro, o Rugby.

A cultura na Irlanda é algo que lhe ajuda a entender bem como funciona esse país e por que os irlandeses são verdadeiros reis da simpatia quando comparados com o resto da Europa. Por isso afirmamos que, caso você opte por fazer seu intercâmbio na Irlanda, a chance de você voltar apaixonado por esse país é enorme!

Curiosidades sobre a Irlanda

Na capital da Irlanda, Dublin, há vários pontos da cidade com wi-fi gratuito sinalizados com plaquinhas feitas por mosaicos, além dos ônibus.

Entre os 101 times existentes de Rugby, Irlanda é o 5º melhor time do mundo.

Os irlandeses tem o hábito de tomar tanto chá, quanto nós brasileiros, temos o costume de tomar café.

Na Irlanda, as portas das casas são coloridas, justificado por duas lendas: 1 - Em 1861 a Rainha Victoria, após a morte do Príncipe Albert decretou que todas as casas Irlandesas tivessem uma bandeira preta como sinal de luto. No dia seguinte, em protesto, um Irlandês pintou a porta de sua casa com uma cor alegre e foi copiado por centenas de Irlandeses. 2 - A segunda explicação é que como os homens geralmente voltavam bêbados para casa, com as portas coloridas, ficava mais fácil identificar qual era a sua residência.

Os irlandeses tem o costume de usar roupas excessivamente confortáveis. Os moletons são geralmente, 2x maiores que o corpo. Inclusive os meninos usam calça de moleton sem cueca.

Os Irlandeses são tão caridosos que o país é considerado o mais altruísta da Europa. 70% da população irlandesa contribui com caridade, 37% contribuem com o tempo livre para trabalhos voluntários, e 64% contribuem com a ajuda à estranhos. Há até lojas de caridades espalhadas pela cidade.

Profissionalmente, os irlandeses respeitam muito a vida dos funcionários fora da empresa. Se for necessário pedir para o funcionário fazer hora extra, juntamente são carregadas com pedidos de desculpas.

O sol é raro aparecer por lá. Em toda a história da Irlanda, 33ºC foi o máximo que chegou no país. Sendo assim, todas as máquinas tem secadoras.


Créditos: http://www.intercambiodireto.com https://blog.descubraomundo.com/irlanda/irlanda-curiosidades/


Seja um(a) colaborador(a) do Blog SBS! Se você é profissional da área da Educação e deseja colaborar com o nosso blog, envie um de seus artigos para nós através do e-mail mkt.estrategicosbs@sbs.com.br com o assunto "Artigo Blog" e publicaremos aqui!

0 visualização
LOGO_SBS_MAIS_EDUCACAO_branco.png

PRODUTOS E SERVIÇOS

© 2020 by SBS Livraria Internacional