top of page

Thanksgiving: A história por trás da data


 

O Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day, em inglês) é comemorado precedendo às comemorações natalinas, nos Estados Unidos e no Canadá, porém, em datas diferentes em cada país.

A data originou-se a partir do século XVI, na região da Nova Inglaterra, em Massachusetts, os habitantes da vila de Plymouth Colony realizaram uma festa para comemorar a colheita daquele ano, após terem passado por invernos muito rigorosos. A partir de 1620 os peregrinos que fundaram a vila começaram a festejar a boa safra, e a festa se repetiu pelos anos seguintes, até se tornar uma tradição. Outros países também comemoram o Dia de Ação de Graças, como Granada (Caribe), Libéria (África), Ilha de Norfolk (Austrália) e Holanda.

No Canadá, o Dia de Ação de Graças é comemorado na segunda segunda-feira do mês de Outubro, enquanto nos Estados Unidos, a data é comemorada na quarta quinta-feira de Novembro, às vésperas da (agora) tão famosa Black Friday, tanto no Canadá, quanto nos EUA, o Dia de Ação de Graças é feriado nacional.

A data expressa a gratidão por tudo de bom que aconteceu durante o ano. Originalmente, a data decorria após a época das colheitas, justamente para agradecer pela fartura da produção agrícola, por isso as famílias costumam se reunir para um grande banquete nessa comemoração.

A data não está ligada a nenhuma religião, foi se popularizando com o passar dos anos e todas as famílias comemoram a data, independente de suas crenças. A tradição, tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá, é de reunir a família para agradecer pelos bons momentos do ano, em um jantar onde normalmente são servidos pratos à base de hortaliças da estação (Outono no hemisfério norte) e peru.


Além disso, a data é comemorada com festas, cerimônias religiosas e paradas, como a tradicional parada organizada pela loja de departamento Macy’s, nos EUA. A parada da Macy’s é realizada todos os anos em Nova Iorque, desde 1924.

Engana-se quem pensa que no Brasil a data não é comemorada. Desde o governo de Eurico Gaspar Dutra, foi instituído o Dia de Ação de Graças no Brasil, com a mesma data comemorada nos Estados Unidos (quarta quinta-feira de Novembro).

Porém, apesar de ser uma data oficial do calendário nacional, é pouco celebrada, lembrada principalmente por famílias descendentes dos imigrantes de língua inglesa e por escolas bilíngues e de idiomas, no intuito de divulgar a cultura dos países de língua inglesa.

 

Seja um(a) colaborador(a) do Blog SBS! Se você é profissional da área da Educação e deseja colaborar com o nosso blog, envie um de seus artigos para nós através do e-mail mkt.estrategicosbs@sbs.com.br com o assunto "Artigo Blog" e publicaremos aqui!

803 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page