top of page

Um jeito fácil de brincar em inglês com seu filho


 

Daniela Folloni

Criar um momento de conexão em família e… ainda praticar inglês de um jeito divertido. Gostou da ideia? Ally de Vitto, professora, fundadora e diretora da escola de inglês Fun House, ensina como fazer isso. O jogo que ela indica é o UNO. Sim, um jogo bem simples e que nem precisa ser importado. “Com este simples jogo você pode explorar um vocabulário imenso de perguntas e respostas que nem imagina, mantendo diálogos em inglês”, garante. “Os professores da Fun House usam muito este jogo com as crianças mais velhas como um Warm-Up – um ‘esquenta’ – para ajudá-las a já se aquecerem para as próximas atividades – ajuda a quebrar a timidez e, muitas vezes, melhora aquela ‘preguicinha’ do início da aula. Já para os alunos mais novos, é o momento de aprender as cores e a praticar a conversação e diálogos simples em inglês”, conta Ally. Siga as instruções dela and… have fun!

1- Primeiro leia as regras do jogo para saber como se brinca. No início do jogo, ao distribuir as sete cartas para cada jogador, já comece falando em inglês: “Seven cards for you, and seven cards for me” (sempre fazendo a demonstração com as mãos). Se estiver brincando com crianças que estão aprendendo a contar em inglês, conte as cartas uma a uma: one, two, three… Geralmente a criança irá acompanhar você na contagem.


2- Em vez de você apenas comprar ou descartar a carta que for ou não da mesma cor, comece exatamente aí as perguntas em inglês. Por exemplo: Começou o jogo e a primeira carta que está na pilha do descarte terá uma cor e um número. Vamos supor que este número seja o quatro (4) e a cor da carta seja a vermelha. Pergunte à criança: “Do you have the number 4, or the red color?” A criança deverá jogar uma carta que tenha o mesmo número (no caso aqui o 4) ou a mesma cor (no caso aqui o vermelho). Se a criança tiver, ela deve responder: “Yes, I do”. Ou talvez ela responda: “I have four” ou “I have the number 4” ou “I have the red color# . Não se preocupe com a estrutura correta da frase agora, o importante é a criança tentar responder em inglês. Ou talvez ela ainda não responda em inglês – ainda prefira responder na língua materna (o que é perfeitamente normal), mas entendeu a sua pergunta, pois a reação à resposta no jogo foi correta e ela descartou a carta certa.


3- Vice-Versa agora: Se a criança jogar uma carta e perguntar em português para você: Você tem o número sete, ou a cor azul? Você deve responder em Inglês: “Yes, I do. I have the number seven”. Ou, “I have both (color and number)”. Se você não tiver nenhuma carta, responda: “Oh no! I don’t have! I have to draw a new card!” (ahhh, não! Eu não tenho. Tenho que pegar uma nova carta). E faça a ação de sacar/comprar uma nova carta do topo da pilha. Neste simples jogo você estará explorando o tempo todo as cores, os números, perguntas como ‘Do you have’…? e respostas ‘Yes, I do…’ – ‘No, I don’t…’- ‘It’s your turn!’ (é a sua vez) – ‘It’s my turn!’ (é a minha vez) – ‘Draw a card’ (pegue uma carta) etc.


Além de muitos outros diálogos!!!


Dicas importantes:

- Não Traduza!!! - Não diga que amarelo é yellow!! - Fale frases completas em inglês. - Não misture inglês com português. - Aja naturalmente!

“Não force a criança a falar ou responder inglês no meio do jogo, caso contrário, a brincadeira deixará de ser divertida entre vocês para se tornar uma tarefa chata”, lembra a professora. E se a criança quiser falar só em português? Tudo bem. “Você tentou, fez sua parte. Aos poucos a intimidade da língua inglesa entre vocês vai acontecendo com naturalidade. O importante é a criança perceber que você também se interessa pelas brincadeiras em inglês e que sabe muitas palavras (talvez seja até fluente!). Os pais são os melhores influenciadores dos filhos”, acredita Ally.


 

Seja um(a) colaborador(a) do Blog SBS! Se você é profissional da área da Educação e deseja colaborar com o nosso blog, envie um de seus artigos para nós através do e-mail mkt.estrategicosbs@sbs.com.br com o assunto "Artigo Blog" e publicaremos aqui!

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page