top of page

Você sabe o que é ser um estudante?


Você é um estudante? Pense bastante antes de responder essa pergunta, afinal, ela tem um significado muito além de apenas frequentar escola ou faculdade. Aqui no artigo, vamos explicar o que é ser estudante e a diferença do termo em relação ao aluno. Segue com a leitura.


Estudante e aluno


No cotidiano, usamos as palavras aluno e estudante como sinônimos, até no dicionário elas são vistas desse jeito. Contudo a ação de ser estudante é algo mais amplo do que ser aluno.


Aluno é aquela pessoa que assiste às aulas e preocupa-se apenas com a nota da prova. Muitas vezes, ele estuda de última hora para passar nas avaliações da escola ou faculdade e faz os trabalhos e exercícios sem muita atenção.


Estudante, por sua vez, é quem estuda instigado pela curiosidade. É a pessoa que presta atenção nas aulas e está sempre fazendo perguntas e questionando os conceitos. Ele não se satisfaz apenas com a explicação do professor. Busca conhecimentos complementares e revisa os conteúdos diariamente.


Para o estudante, a nota da prova é consequência do seu processo de aprendizado e não o objetivo. Por isso, ele presta atenção aos trabalhos que faz e procura aprofundar seus conhecimentos de forma diária.


Os benefícios de ser estudante


Quando você age como estudante, você aprende um assunto e não apenas o decora. Isso quer dizer que as chances daquele conteúdo ser esquecido depois da prova são bem menores. Na verdade, ao longo do tempo, a tendência é a aquisição de cada vez mais conhecimentos.


Outro benefício é descobrir o prazer em estudar, que deixa de ser algo chato ou monótono. O estudante é motivado pela curiosidade e associa os conhecimentos da sala de aula com ações cotidianas. Isso torna o aprendizado algo divertido. Diferentemente de quando apenas ouvimos o professor falar.


Otimizar o tempo também é um benefício de quem é estudante. Os alunos tendem a deixar conteúdos acumulados e, às vezes, acabam virando a noite estudando para uma prova ou fazendo trabalhos. Em outros momentos podem ir para a recuperação ou ficar em dependência em alguma disciplina.


Os estudantes, por sua vez, sabem gerenciar o próprio tempo. Criam um cronograma de estudos e, dificilmente, ficam sobrecarregados.


Dicas para agir como um estudante


Se você quer mudar sua postura e deixar de ser aluno para tornar-se estudante siga as dicas abaixo.


1 - Correlacione cada conteúdo com atividades práticas

Lembra-se das fórmulas complexas de química ou dos problemas de matemática? Tente entender como eles são aplicados no dia a dia, seja na produção de materiais de higiene ou na construção de algum equipamento.


Faça isso com todas as matérias. Essa é uma forma de deixar o estudo interessante e com um sentido de utilidade.


2 - Crie um cronograma de estudos

Faça uma planilha e liste quais assuntos você vai estudar em cada dia da semana. Delimite também uma quantidade de horas diárias para esse processo.


3 - Faça perguntas

As pessoas que fazem perguntas querem entender melhor o conteúdo e não apenas repetir o que o professor fala. Sendo assim, tire todas as suas dúvidas sobre um determinado assunto e você verá como será mais fácil aprender.


4 - Não tenha medo de errar

Se você quer estar certo sempre, dificilmente vai aprender algo novo. Porque novidades estão atreladas ao desconhecido e a possíveis erros. Sendo assim, não tenha medo de errar e aprender com cada tentativa frustrada, pois essa é a maneira de descobrir algo que ainda ninguém fez.


Percebe como ser estudante tem muito mais vantagens do manter-se apenas como aluno? O primeiro encara o conhecimento como oportunidade de crescer e este último apenas como uma obrigação chata.


E então, qual dos dois você é? Conte para a gente lá nas redes sociais e aproveite para compartilhar o texto!


138 visualizações7 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page