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Mês das Crianças: como comemorar na Educação Infantil

Atualizado: 14 de out. de 2022

Outubro é o mês das Crianças e muitas escolas promovem atividades especiais durante toda a semana e até durante o mês inteiro. A equipe do Portal Escolas Exponenciais conversou com instituições de ensino de diferentes cantos do país e descobriu ideias criativas para colocar em prática com os pequenos. Confira o conteúdo completo no link abaixo!


Sessão de cinema, aula de culinária divertida, apresentação de teatro, show de talentos (É um momento em que se sentem bastante valorizados, são aplaudidos a partir de suas especificidades, características e habilidades particulares). Brincadeiras ao ar livre, com muitas atividades lúdicas, resgate de brincadeiras antigas e cantigas de rodas, brincadeiras na lama e musicais, as gincanas são super importantes pois une as crianças numa brincadeira bem interativa são elas: corrida com água, revezamento com bexiga, corrida do saco e bola ao cesto. "Dia do Cabelo Maluco”, "Dia do Pijama" e “Dia da Fantasia”, oficina de fantoches, caça ao tesouro, contação de histórias com personagens, show de talento e uma matinê. A doação de brinquedos é bem bacana, pois estimula interação e empatia nas crianças (ideal unir a atividade com uma ONG ou instituição. No caso desta escola, escola, escolheram uma que cuida de menores de idade em situação de vulnerabilidade social). Outra ideia que esta em alta é a Oficina Maker, neste caso a criança pode criar diversas lembrancinhas e levar para casa como um dia especial vivido na escola.


Segundo a “No NEI (Núcleo de Educação Integrada) da Fundação Romi, a Semana das Crianças é pensada com carinho e cuidado, respeitando os interesses e possibilidades de acordo com cada faixa etária. Com a intenção de oferecer momentos divertidos às crianças, buscamos também favorecer a criação de memórias. Elas lembram com alegria, por exemplo, do dia em que trouxeram bicicleta na escola e do dia em que escorregaram na lona com sabão”, comenta Aline Franco Teixeira Luiz, coordenadora pedagógica da Educação Infantil no NEI.

Em outras escolas, existe a tradicional feira de troca de brinquedos. uma atividade que tem como bandeira o não consumismo, mas que também desenvolve algumas capacidades dos alunos, como por exemplo, a habilidade de negociação e persuasão. Além das questões emocionais que envolvem o desapegar de um brinquedo.


Segundo Lucas Briquez, CEO da Edtech Asas Educação e educador na Escola Teia Multicultural, “a percepção de que para aquela criança, o brinquedo que ela leva para trocar não a atrai como antes, mas que para outro pode ser interessante”, comenta.


Já Georgya Corrêa, neuropsicopedagoga e diretora pedagógica do colégio, considera a feira uma experiência especial porque mostra o valor que cada um dá para aquilo que deseja. “Às vezes, uma criança chega lá com um brinquedo super simples, mas que encanta uma outra que, na verdade, quer trocar por algo que tem muito mais valor monetário”..

“Idealizamos o projeto pensando sobre como brincadeiras fazem parte do desenvolvimento e aprendizagem da criança no dia a dia. A partir das atividades realizadas, conseguiremos também mostrar aos nossos estudantes a importância de saber lidar com o ganhar, perder, participar e se divertir, trabalhando também a educação socioemocional”, afirma Etyene Alana Roberto da Silva, assistente de coordenação pedagógica da Educação Infantil do Complexo Educacional Contemporâneo.


“Procuramos respeitar a infância e sua essência sem deixar de contemplar os aspectos culturais e as habilidades socioemocionais com foco na empatia e solidariedade”, destaca Andreia Lima, diretora do Colégio Acesso.




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