top of page

Dicas para Intercambistas de primeira viagem!


 

Os acontecimentos mundiais do ano de 2020 acabaram por adiar muitos planos de intercâmbio de jovens brasileiros, porém, se você ainda tem o desejo e o sonho de estudar fora do país, daremos aqui algumas dicas para que, mesmo com o adiamento dos planos, você ainda possa lidar bem com toda a experiência.

1) Não perca nenhuma oportunidade de praticar o idioma


Mantenha em mente que um dos principais objetivos de um intercâmbio é desenvolver suas habilidades num determinado idioma. Por isso, sempre que tiver oportunidades, pratique conversando com locais (principalmente online, antes de viajar), pratique com colegas de estudos, e até familiares. Não importa a situação, o importante é praticar sempre. As principais dicas para aprender um idioma fluentemente são: Não tenha medo de errar e saia de sua zona de conforto.


2) O seguro-viagem é fundamental durante todo o programa de intercâmbio


O Seguro-Viagem é item indispensável para estrangeiros no exterior. Se resguardar fazendo um bom plano de seguro-viagem faz toda a diferença na experiência do intercambista. Além de permitir que você aproveite o seu período de estudos e diversão para focar no que é realmente necessário, sem se preocupar com eventuais imprevistos.

3) Mergulhe sem preconceitos na cultura do país


Fazer um intercâmbio é uma excelente oportunidade para conhecer melhor diferentes culturas. Por isso, procure interagir o máximo possível com moradores locais. Mesmo que não sejam tão familiares a você quanto outros estudantes estrangeiros possam ser, lembre-se que os locais podem lhe ajudar a explorar o país melhor do que qualquer outra pessoa.

Outra dica que damos é: mantenha a mente aberta para aceitar as diferenças culturais que aparecerão em forma dos hábitos locais (alimentação, higiene, hierarquias sociais, etc.) durante a convivência com as pessoas deste país. Em um primeiro momento, eles podem até causar algum estranhamento, porém, o que importa é aproveitar essas situações diferentes do seu costume para amadurecer e aprender como as pessoas vivem em diferentes partes do mundo.


Procure experimentar a culinária local, participar de festas típicas e conhecer as tradições do país. Além de serem experiências enriquecedoras, podem ser também muito divertidas.

4) Abra-se à oportunidade de fazer novas amizades


Intercâmbios são excelentes oportunidades para quem quer fazer novos amigos. Relacionar-se com pessoas que tenham diferentes bagagens culturais nem sempre é fácil, porém, sair de sua zona de conforto vale a pena e fará com que você conheça pessoas e histórias inspiradoras que poderão fazer com que você reveja vários conceitos. Além disso, sempre que se sentir confortável para isso, diga “sim” para a oportunidade de interagir com seus colegas. As escolas e universidades costumam facilitar a conexão entre alunos internacionais por meio de atividades extracurriculares, passeios e até mesmo pequenas viagens em grupo.


5) Use a tecnologia a seu favor


A saudade de casa durante o intercâmbio é uma realidade, e tão comum que ganhou até um termo próprio em inglês “homesick”. No entanto, é importante não se deixar levar pela vontade de estar com a família e amigos de casa. Durante o intercâmbio você provavelmente conhecerá muitas pessoas, e muitas delas vão virar parte de sua nova família internacional. O intercâmbio é um período de amadurecimento, em que você vencerá seus medos e inseguranças e se descobrirá mais forte do que imaginava.


Quando a saudade de casa bater forte, use a tecnologia para se comunicar com as pessoas que você ama em tempo real, por chamadas de vídeo, ligações pela internet, fotos e mensagens de texto. No entanto, utilize esses meios de maneira equilibrada, para que o contato com amigos e familiares que ficaram no Brasil não atrapalhe a vivência do intercâmbio.

Acompanhe mais dicas de intercâmbio aqui em nosso blog!

 

Seja um(a) colaborador(a) do Blog SBS! Se você é profissional da área da Educação e deseja colaborar com o nosso blog, envie um de seus artigos para nós através do e-mail mkt.estrategicosbs@sbs.com.br com o assunto "Artigo Blog" e publicaremos aqui

27 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page