top of page

Do students know how to study?


 

Denise Neves

Ao iniciarem um curso, alunos e professores concentram-se em conteúdos. Alunos normalmente recebem muito conteúdo, mas eles sabem usá-los?

Os alunos sabem estudar?

Queremos ajudar nossos alunos e imediatamente pensamos nas questões de conteúdo, sem atentar que, muitas vezes, eles precisam de algo ainda anterior ao conteúdo: a organização em seus estudos.

O aluno que não consegue localizar a informação que precisa, não vai conseguir estudar;

O aluno que nem sabe o tópico que está acompanhando em seus estudos, não tem como formular pensamento crítico;

O aluno que não conhece o plano de estudos, não tem como associar ideias, sequência, nem imaginar um resultado.

Para recuperar as notas, algumas etapas avaliativas, recuperação paralela, atividades formativas, e finalmente, avaliações finais, não basta apenas analisar o arsenal de material da escola, cadernos, livros, atividades, boletim... tudo pode estar preenchido e completo, então como explicar resultados individuais insatisfatórios?

E quando o aluno tem que explicar qual é a sua dificuldade, pouco poderá dizer, pois ele não se situa em seus estudos, apresentou dificuldade nos primeiros dias e a partir daí, sem nenhuma estratégia de estudo, seguiu sozinho e sem rumo, copiando respostas da lousa e se apoiando em atividades em grupo.

Não importa a idade, seja escolar ou profissional, ainda é muito comum encontrar alunos que não sabem estudar. E que consideram a sua atividade de aprendizes como algo passivo e 100% orientado.

É preciso ensinar a estudar. O aluno precisa se conhecer para entender a melhor maneira de desenvolver as habilidades que são exigidas em qualquer aprendizado: relacionar, associar, entender, criticar. O aluno não nasce sabendo estudar.

A partir daí, cabe a ele, aluno, apropriar-se do seu aprendizado e ser o líder das suas escolhas como estudante. Mas isso depois de ter realizado os processos anteriores, que consistem em aprender a aprender.

Crédito: Denise Neves

 

Seja um(a) colaborador(a) do Blog SBS!


Se você é profissional da área da Educação e deseja colaborar com o nosso blog, envie um de seus artigos para nós através do e-mail mkt.estrategicosbs@sbs.com.br com o assunto "Artigo Blog" e publicaremos aqui!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page