top of page

Pais do século XXI: quais as diferenças da educação de antigamente?


 

Conheça as principais mudanças que aconteceram com os pais e com a educação de crianças e adolescentes.

Criticar a família atual em detrimento à família de antigamente pode gerar um grande debate. Existem diversas características de uma geração para outra que é capaz de reconfigurar a dinâmica e ações de cada família.

É comum lembrarmos com uma certa nostalgia sobre o passado, correndo o risco de não problematizar o contexto histórico de cada geração. Quantas vezes ouvimos ou falamos que antigamente as crianças respeitavam mais? Ou ainda, que os pais de antigamente não tinham tantos problemas porque não eram tão permissivos, ou fazem tudo o que os filhos pedem?

Mas será que existe uma geração melhor que a outra na educação dos filhos? Quais são as principais diferenças?

Como podemos aprender com elas? Vamos ver agora quais foram as principais mudanças na educação dos filhos atualmente em relação às gerações passadas.

Educação na contemporaneidade: o que mudou?

1. A família com maior acesso à informação

Uma das características que merecem destaque na realidade atual é o acesso fácil e rápido à informação. Por exemplo, você já deve ter ouvido falar que tomar manga com leite faz mal, isso provavelmente foi falado por pessoas das gerações anteriores. Assim como, já ouviu falar dessas mesmas pessoas que chá de camomila é bom para acalmar.


Hoje é possível confirmar os benefícios do chá de camomila e como devemos usar, bem como, que as misturas da manga com o leite não causam nenhum efeito danoso às pessoas sem alergias a esses alimentos. Assim, podemos, através dos conselhos que recebemos, analisar criticamente para saber melhor como usa-los. Além disso, podemos descobrir outros alimentos ou atividades que vão auxiliar na educação dos filhos.

2. Os pais estão participando mais da vida dos filhos

Durante muito tempo, as mães eram as grandes e principais responsáveis pela saúde e educação dos filhos. Por conta de uma relação cultural, não era conveniente que as mulheres participassem do mercado de trabalho, dessa forma, o tempo para se dedicarem à educação dos filhos era maior. Com a inserção das mulheres no mercado de trabalho, a educação das crianças passou a ser da responsabilidade de toda a família.

3. As formas de corrigir estão mais educativas

Você já deve ter ouvido de seus pais ou avós que as formas de corrigir uma criança antigamente eram mais agressivas. Ajoelhar no milho e a palmatória eram advertências comuns. Hoje, o cenário está bem diferente e, aos poucos, até a famosa palmada está sendo substituída por correções mais saudáveis.


A maneira pela qual os pais buscam corrigir uma atitude errada está pautada na conversa. O ideal é que haja uma busca para levar a criança a entender o motivo pelo qual elas estão sendo repreendidas. É preciso haver uma maior preocupação para que não sejamos permissivos na criação dos filhos.


Por isso é tão importante não ser negligente no momento que aconteceu alguma coisa que precisa ser corrigida, estimulando os filhos a tentarem resolver ou solucionar o que fizeram de errado, levando-os sempre a refletir sobre suas ações.

4. A delegação de responsabilidades diminuiu

No entanto, nem tudo são flores. Percebemos que na atual sociedade as crianças possuem menos afazeres domésticos do que antes e isso pode impactar seu desenvolvimento.

É importante determinar tarefas adequadas para a idade. Por exemplo, para os mais novinhos, falar para arrumar os brinquedos depois de usá-los é uma forma de criar um senso de organização.


Para os os mais velhos, eles podem arrumar o quarto, ajudar na louça, separar a roupa para lavar, dentre outras atividades, que ajudam no senso de cooperação e bem estar coletivo Criar valores é o mais importante.


Para educar e criar um ser humano é preciso oferecer valores essenciais para serem seguidos.


Eles vão de atitudes práticas, como ter disciplina para arcar com as responsabilidades da escola, a responsabilidades como saber ter equilíbrio para não deixar a diversão de lado.

Ser otimista, perseverante e saber receber uma resposta negativa é uma maneira de ensiná-los a lidar melhor com os desafios do futuro.


A educação nos dias atuais enfrenta algumas dificuldades. Com o amplo acesso à diferentes meios de informação, como é o caso da internet, é preciso ter mais cuidado para saber com quem e como os seus filhos se relacionam.


Mas a boa notícia é que existem diversas maneiras de utilizar a internet e demais recursos tecnológicos de maneira positiva para a educação das crianças.


Vale destacar que apesar da correria do dia a dia é essencial dedicar um tempo de qualidade e diálogo em família.


Essa é uma combinação maravilhosa para transmitir para nossos filhos os princípios éticos que são fundamentais para que eles cresçam crianças e jovens saudáveis e se tornem adultos felizes e preparados para os desafios da vida.

 

Seja um(a) colaborador(a) do Blog SBS!


Se você é profissional da área da Educação e deseja colaborar com o nosso blog, envie um de seus artigos para nós através do e-mail mkt.estrategicosbs@sbs.com.br com o assunto "Artigo Blog" e publicaremos aqui!

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page