Sequência de atividades para trabalhar o dia dos namorados nas aulas de PLE

Atualizado: há 3 dias



Muita gente me escreveu no Instagram do Papo (https://www.instagram.com/papodeprofes/) pedindo sugestões para o Dia dos Namorados.


Você também quer trabalhar o tema nas suas aulas e não sabe como? O dia 12 está chegando e você, profe de português, precisa se planejar, por isso, preparei uma sequência de atividades a partir de músicas, que você pode usar com alunos de diferentes níveis, basta escolher até qual exercício vai fazer.


Trabalhe compreensão auditiva, leitura e fala tendo o 12 de Junho como tema central. Abaixo você encontra a lista das músicas que eu usei com os meus estudantes:


É o amor - Zezé di Camargo e Luciano

Negue - Maria Bethânia

Retratos e canções - Sandra de Sá

Ando meio desligado - Tiê

Telegrama - Zeca Baleiro

Marisa Monte - Não vá embora


Passo 1


Escolha 5 ou 6 músicas que tratem do tema amor de diferentes perspectivas, por exemplo, canções que narrem pessoas apaixonadas, pessoas em um relacionamento e pessoas de coração partido.


Passo 2


Prepare uma atividade em que os alunos, ao ouvirem 40 segundos das músicas possam votar se a situação dos narradores é:


A - apaixonado e solteiro

B - comprometido e feliz

C - de coração partido


Se as respostas para uma mesma música forem diferentes, promova uma discussão pedindo elementos que eles ouviram para justificar a escolha.


Passo 3


Selecione 3 das músicas para reproduzir novamente e escreva algumas frases no seu quadro branco. Os alunos precisam relacionar as frases às músicas, por exemplo, numerando-as:


1- Ando meio desligado

2 - É o amor

3 - Negue

( ) Eu não vou negar sem você tudo é saudade.

( ) Eu só quero que você me queira

( ) Diga que você já me esqueceu


Passo 4


Use as letras das canções para trabalhar expressões idiomáticas que aparecem nelas, por exemplo "Tô maluco pra te ver", "Ando meio desligado", "Pise machucando com jeitinho esse coração que ainda é seu".


Passo 5


Para trabalhar a pronúncia, você pode pedir para os alunos recitarem as músicas como se fossem poemas (e são, né?).


Passo 6


Caso seus alunos sejam mais avançados, pode ser uma boa oportunidade de trabalhar discurso indireto. Peça a eles que te contem o que os narradores fazem nas músicas.


Também tenho um vídeo no canal do YouTube do Papo com mais algumas sugestões. Vou deixar o link aqui para vocês. Aproveitem e se inscrevam e apertem o sininho das notificações para serem avisados quando a gente postar conteúdo novo por lá.



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo