top of page

Volta às Aulas 2021: Conheça as datas do início das aulas em cada estado.


 

Depois de quase um ano longe das salas de aula, o ano de 2021 se inicia com um pouco menos de incerteza, à medida que os governos estaduais anunciam os planos de retorno às aulas presenciais.


Segundo um levantamento do UOL, ao menos 15 estados já têm planos de retorno às aulas presenciais, entretanto, os planos não se aplicam necessariamente às escolas da rede privada, que em alguns destes estados, possuem regras mais flexíveis.


Com relação ao formato utilizado para o retorno às aulas, a maioria das Secretarias de Educação que já têm planos definidos optaram pela volta às aulas em modelo híbrido (mesclando aulas online com aulas presenciais). Nos locais em que o retorno presencial de alunos e professores já está determinado, as escolas deverão seguir protocolos rigorosos de higiene contra a Covid-19.

Confira a seguir como está a previsão do retorno às aulas em seu estado:


  • Acre (AC)

A volta às aulas no estado está prevista para o mês de Março (sem data exata definida ainda). Em entrevista ao Jornal do Acre, o Secretário de Educação do Estado, Mauro Sérgio, confirmou que num primeiro momento as aulas no estado retornarão no modelo híbrido. Aulas totalmente presenciais só retornarão no mês de Maio.

  • Alagoas (AL)

A rede pública estadual do Alagoas retomará as aulas presenciais a partir de 1º de Março.

Segundo o governador, Renan Filho, as escolas estaduais poderão ter pelo menos 30% dos estudantes presentes em sala de aula. As escolas particulares, por sua vez, poderão retomar as aulas a partir do dia 21 de janeiro, com ao menos 50% da capacidade de alunos.

  • Amapá (AP)

O estado ainda não tem previsão de retorno às aulas presenciais, mas a intenção é de que isso ocorra ainda em 2021.

  • Amazonas (AM)

Os Secretários de Educação dos municípios do Amazonas, assim como o Secretário Estadual de Educação aguardam um posicionamento das autoridades sanitárias para definir se o retorno às aulas no estado será híbrido ou presencial. Até o momento, não há previsão ou definição sobre o tema.

  • Bahia (BA)

O estado ainda não divulgou o calendário do ano letivo de 2021. No último dia 05/01, o governo da Bahia prorrogou o decreto que suspendia as aulas nas escolas públicas e particulares do estado até o dia 15 de Janeiro. Prefeitos e secretários de educação pretendem se reunir em breve para discutir os planos de retomada das atividades educacionais.

  • Ceará (CE)

No Ceará, a volta às aulas está prevista para fevereiro, no modelo híbrido. De acordo com Eliana Estrela, Secretária de Educação do Ceará, o retorno será gradual no estado, escalonando séries e realizando rodízio de alunos.

  • Distrito Federal (DF)

A Secretaria de Educação do DF definiu que o ano letivo de 2021 terá início em 8 de Março e vai até 22 de Dezembro. A decisão sobre o formato dependerá de como estará o status da pandemia e das campanhas de vacinação no DF nos meses de Janeiro e Fevereiro. Ao longo do ano, aos sábados deve haver aulas de reposição e reforço. As escolas particulares do DF, no entanto, estão autorizadas a decidir autonomamente sobre a adoção do modelo híbrido ou presencial.

  • Espírito Santo (ES)

Ainda sem formato definido, a volta às aulas no estado está prevista para 04 de Fevereiro. No estado, o ano letivo terá 204 dias e contará com aulas de recuperação e reforço.

  • Goiás (GO)

Segundo a Secretaria de Educação de Goiás, a retomada das aulas presenciais terá início no dia 25 de Janeiro, em sistema de rodízio de alunos, com 30% da capacidade total de estudantes. A prioridade de retorno será para os alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio e do 9º ano do Fundamental. Alunos que não possuem acesso à internet também estão no grupo prioritário.

  • Maranhão (MA)

O retorno das atividades presenciais terá início no dia 08 de fevereiro, iniciando com os alunos de escolas de período integral e do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). No dia 22 do mesmo mês, os estudantes do 2º e do 3º ano do Ensino Médio também retornam. As demais séries só poderão iniciar suas atividades após o término do ano letivo de 2020. Segundo o Secretário de Educação, Felipe Camarão, a volta às aulas ainda não tem formato definido.

  • Mato Grosso (MT)

Os alunos do estado do Mato Grosso devem retornar às aulas em modelo de rodízio a partir do dia 1º de Fevereiro.

  • Mato Grosso do Sul (MS)

Nas redes municipais, a volta às aulas está prevista para Fevereiro, enquanto na estadual, o retorno acontecerá em Março. As secretarias de Educação municipais, bem como a Estadual ainda estão definindo qual modelo será utilizado, porém, tudo indica que o modelo adotado será o híbrido.

  • Minas Gerais (MG)

Apesar do início do ano letivo estar marcado para o dia 04 de Março, na rede estadual, o Governo do Estado ainda não confirmou a volta das atividades presenciais.

  • Pará (PA)

O estado não anunciou data para o retorno às aulas em 2021.

  • Paraíba (PB)

A previsão para retorno na rede pública é o dia 18 de fevereiro, ainda sem definição de formato. Na rede privada, 730 escolas na Paraíba devem voltar a funcionar a partir do dia 8 de fevereiro, utilizando o ensino híbrido.

  • Paraná (PR)

O ano letivo de 2021 na rede estadual do Paraná terá início no dia 18 de fevereiro, em formato híbrido. A ideia é que haja um revezamento semanal entre os alunos, para evitar aglomerações nas escolas.

  • Pernambuco (PE)

A volta às aulas está prevista para o dia 3 de fevereiro na rede estadual de ensino.

  • Piauí (PI)

As escolas particulares e públicas foram autorizadas a definir retornos a partir do dia 1º de Janeiro, desde que apresentassem um plano de retomada que inclua medidas que cumpram com as orientações das autoridades sanitárias. As aulas deverão ser híbridas em todas as etapas de ensino, somente o Ensino Infantil poderá funcionar de modo 100% presencial, seguindo as recomendações das autoridades de saúde.

  • Rio de Janeiro (RJ)

Conforme o calendário da Secretaria de Estado de Educação, divulgado em 23 de Dezembro de 2020, o início do ano letivo de 2021 acontecerá no dia 8 de fevereiro. O calendário prevê que as aulas aconteçam na modalidade híbrida.

  • Rio Grande do Norte (RN)

A retomada das aulas presenciais acontecerá em todo o estado no dia 1º de Fevereiro, adotando todos os protocolos e medidas sanitárias de higiene e segurança.

  • Rio Grande do Sul (RS)

O ano letivo de 2021 começa em 8 de Março, dando continuidade ao modelo híbrido, implementado durante a pandemia. Segundo a Secretaria Estadual de Educação do RS, o retorno será feito de forma escalonada, iniciando pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

  • Rondônia (RO)

Ainda não há previsão para o retorno às aulas no estado de Rondônia, porém, estima-se que quando retomadas, as atividades permanecerão inicialmente em modelo híbrido.

  • Roraima (RR)

Alguns colégios particulares de Boa Vista devem retomar suas atividades em ambiente escolar a partir do dia 18 de Janeiro. Em entrevista para o Jornal de Roraima, a Secretária de Educação, Leila Perussolo, afirmou que ainda não há previsão para o retorno das aulas na rede pública. A definição e o formato utilizado, serão definidos em conjunto com os professores no final do mês de Janeiro.

  • Santa Catarina (SC)

O governo de Santa Catarina prevê o retorno das aulas para o dia 18 de fevereiro, com escalonamento de alunos. Nas regiões de alto risco para Covid-19, as escolas poderão receber somente 50% da capacidade total de alunos nas atividades presenciais. Nas áreas de menor risco, não haverá limitação, porém, estudantes e funcionários deverão respeitar as regras de distanciamento e os protocolos de higiene.

  • São Paulo (SP)

No estado de São Paulo, as aulas presenciais são obrigatórias para alunos da rede pública de ensino, exceto para aqueles que apresentarem um atestado de saúde que impossibilite seu retorno. A volta está programada para o dia 1º de Fevereiro. Em entrevista coletiva, o Secretário Estadual de Educação, Rossieli Soares, afirmou que, “mesmo em caso de bandeira vermelha, voltaremos em rodízio com máximo de até 35% dos alunos no mesmo turno''.

  • Sergipe (SE)

As aulas presenciais nas escolas estaduais de Sergipe estão previstas para começar no dia 22 de Março. Na rede particular, os alunos do Ensino Médio poderão retornar em Janeiro. A retomada das demais séries, tanto na rede particular quanto na pública, será definida pelos prefeitos de cada cidade.

  • Tocantins (TO)

Nas redes municipais, o início do ano letivo está previsto para o dia 2 de fevereiro, com apenas 25% dos estudantes por sala de aula.

 

Seja um(a) colaborador(a) do Blog SBS! Se você é profissional da área da Educação e deseja colaborar com o nosso blog, envie um de seus artigos para nós através do e-mail mkt.estrategicosbs@sbs.com.br com o assunto "Artigo Blog" e publicaremos aqui

358 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page