top of page

Como as ferramentas digitais contribuem para o processo de aprendizagem?


 

Num mundo cada vez mais digital, a educação também está se utilizando mais e mais de ferramentas online, seja pelo ensino à distância, bem como aplicativos que auxiliam de várias formas no aprendizado tanto de crianças, como para jovens e adultos, transformando práticas pedagógicas.

As crianças e jovens já nasceram nesta nova era digital, porém, grande parte dos professores ainda sente dificuldade em inserir ferramentas digitais em suas aulas. Os computadores e tablets devem ser vistos como meios, e não como um fim. Assim como eles são úteis para desenvolver atividades e pesquisar temas para aulas, também podem ser utilizados em aula, como por exemplo, os celulares, dando novos destinos aos dispositivos e utilizar da inovação para potencializar o que já está à disposição.

Muitas ferramentas contribuem para o processo de aprendizado, e continuam se multiplicando. Utilizando a criatividade, boa parte destas ferramentas pode ser utilizada em favor da educação. O grande segredo está no “como usar” do que de fato em “o que usar”.

É muito importante que o professor determine os objetivos e finalidades para inserir programas digitais em suas aulas, considerando quais ferramentas dão melhor suporte em atividades específicas. Na própria internet é possível encontrar várias ferramentas que podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, como por exemplo, aplicativos (mencionamos alguns no último post, confira clicando aqui), jogos online, ferramentas colaborativas e até mesmo as redes sociais podem auxiliar os alunos a aprender uma nova disciplina, ou um novo idioma.

Também há vários cursos gratuitos, tanto para aperfeiçoamento de professores, quanto para alunos, principalmente em plataformas online como, por exemplo, Google For Education, Nova Escola, SaferNet, entre outros. E você professor, quais são as ferramentas digitais que mais auxiliam no seu trabalho?

 

Seja um(a) colaborador(a) do Blog SBS! Se você é profissional da área da Educação e deseja colaborar com o nosso blog, envie um de seus artigos para nós através do e-mail mkt.estrategicosbs@sbs.com.br com o assunto "Artigo Blog" e publicaremos aqui!

651 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page